Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical

Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, quando um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em umaregião onde desprezamos a resistência do ar.
A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleraçãogravitacional.
Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, o movimento é acelerado, e, portanto, o sinal da aceleração é positivo.
 

Equação horária do espaço na queda livre:Onde: g é a aceleração da gravidade 
           t  é o tempo de queda. 
          S  é a altura

Equação horária da velocidade na queda livre:

Onde: v é a velocidade

Equação deTorricelli para a queda livre.

Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é ummovimento uniformemente variado como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade.

Lançamento vertical para cima 

À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidadeescalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.

Lançamento vertical parabaixo

Ao contrário do lançamento vertical para cima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, avelocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce.

As funções horárias do lançamento vertical são:

Função horária do espaço

Função horáriada velocidade

Equação de Torricelli

Para o lançamento para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto para o lançamento para cima a aceleração é negativa (g < 0)....
tracking img