Bairro heliopolis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ...








BAIRRO HELIÓPOLIS






NAYARA SULENE DA SILVA SANTOS






GARANHUNS-PE
JUNHO/2012
NAYARA SULENE DA SILVA SANTOS






BAIRRO HELIÓPOLIS





RELATÓRIO , APRESENTADO
PARA UMA OBTENÇÃO DE AVALIAÇÃO .

EDUCADORAS







GARANHUNS-PE
JUNHO/2012Agradeço primeiramente a Deus, que me
fez superar as dificuldades encontradas
no caminho. Aos meus pais que me
apoiaram durante essa trajetória e ao
prof. Cleyton Ferreira que teve um
importante papel notrabalho.




RESUMO

Este documento relata a experiência da equipe na realização da pesquisa “MEMORIAL DA COMUNIDADE”, Desafio do tema IDENTIDADE, do programa de formação profissional da Escola Social do Varejo, Núcleo da UPE, focado na cidade de Garanhuns, abordando os equipamentos culturais da área, concluindo que o colégio Quinze de Novembro teve um papel fundamental na criação do bairrode Heliópolis. Outros fatores foram também importantes, como a origem do “Arraial”, o prefeito da época, Euclides Dourado foi um dos responsáveis pela criação do bairro, que se tornou hoje um dos bairros mais bonitos e elegantes da cidade.




















SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO.......................................................................................................06
2 DESENVOLVIMENTO .........................................................................................07
2.1 APRESENTAÇÕES.............................................................................................09
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
5 REFERÊNCIAS.....................................................................................................16



















INTRODUÇÃO

Um dos principais fatores que ocasionou a origem do bairro de Heliópolis, foi a construção do colégio XV de Novembro, fundado em 1900 adquiriu um terreno onde ergueu em 1925 o prédio atual. Isso só foi possível graças ao trabalho do Reverendo Taylor diretor da escola.Porém o local era ocupado por casinhas humildes. O então Prefeito da época Euclides Dourado autoriza que seja construído um pequeno arraial de casas populares para esses habitantes, que haviam sido ‘destituídos’ dos seus territórios. Daí surge o primeiro nome do bairro “Arraial”. Por que o nome “Arraial”? Pois quando os moradores foram transferidos para o novo local, perguntaram a uma velha muitosimpática onde era seu novo endereço e ela sempre dizia: “eu moro no arraiá do seu Ocrídio,” (Prefeito Euclides Dourado) e assim ficou Heliópolis com esse apelido e até hoje muita gente ainda chama de Arraial. Euclides Dourado imaginou aquele lugar todo cortado por ruas e avenidas, para assim ter uma aparência com as grandes metrópoles da época. Poucos dias depois com a ajuda do amigo Ruber Van DerLinden, Euclides Dourado mandou construir a Avenida Rui Barbosa que interligou o novo bairro ao centro. Assim nasceu o Bairro Heliópolis.
O bairro hoje é um dos mais belos e elegantes da cidade, sendo um polo gastronômico, e de lazer. Nele está localizado o Cine Eldorado, a Radio Jornal, o Relógio das Flores (Um dos principais cartões-postais da cidade), a fonte luminosa, o Colégio Quinze deNovembro, a AGA, entre outros.
O objetivo do MEMORIAL é conhecer melhor a cidade, fatos históricos importantes, não apenas para os integrantes do grupo e sim, para todos que não conhece a história da cidade, mostrando um pouco sobre sua origem. O bairro de Heliópolis foi o escolhido, por sua história ser fascinante e pouco conhecida.


















BAIRRO HELIOPÓLIS...
tracking img