Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PODER NAS ORGANIZAÇÔES.
Segundo Pasetto e Mesadri (2011), o poder é considerado a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outro, o que acaba gerando uma relação de dependência. isso acontece pelo fato de que, quando alguém exerce influencia sobre o outro, é porque possui algo que este outo deseja ou necessita.
LIDERANÇA E PODER.
Segundo Ansari (1990) ambos sãoprocessos de influência, a conexão entre os dois reside na influencia, e a distinção assenta na ação, ou seja, enquanto o poder é a influencia potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. a liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.
AS BASES DO PODER
PODER FORMAL
É baseado na posição que o individuo ocupa dentro da organização, podendo ter a capacidade de coagir ou recompensar,da autoridade formal ou do controle sobre as informações.
PODER COERCITIVO:
Segundo Pasetto e Mesadri (2011), é aquele mais aplicado e conhecido por todos nós, afinal, temos contato com ele desde o nosso nascimento: quando bebes, aprendemos que por meio do nosso choro conseguimos o que realidade, estávamos restringindo a tranquilidade de nossos pais infringindo algo que os deixavadesconfortáveis, os inquietava , portanto, de alguma forma, os punia. estamos querendo dizer que havia uma punição por não terem concordado em nos dar o que queríamos: comida, conforto, troca de fraldas, atenção, enfim, tudo o que precisávamos para não nos frustrarmos.
Essa fonte de poder é a mais utilizada, pois a base do poder coercitivo é a punição e, portanto, segundo French Junior e Raven(1959), édependente do medo. As sanções são físicas e/ou psicológicas. Apesar de ser a prática do poder mais condenada socialmente, moralmente ainda é a mais utilizada.

PODER DE RECOMPENSA
Segundo French Junior e Raven(1959) esse poder é um complemento do poder coercitivo, porém o indivíduo aceita a influencia do outro porque este possui algo que ele deseja. quanto mais o indivíduo deseja o que o outro possui,maior será o poder de influencia que o outro poderá exercer sobre ele.
PODER LEGÍTIMO
Segundo Pasetto e Mesadri (2011), é aquele que é aceito por uma questão de hierarquia. O poder estabelecido pelo organograma, é a influência exercida pela nomenclatura do cargo. Exemplo: Um comandante do exército é obedecido pelo seus subalternos porque a instituição lhe deu o poder por meio do cargo para oqual foi nomeado. o mesmo se aplica aos cargos dentro das organizações, como gerente, supervisor, encarregado, enfim, todos os cargos que possuem um grau de autoridade sobre o outro.
PODER DA INFORMAÇÃO
Segundo Gomes e Da Luz (2000), deriva da posse da informação importante em um momento crítico quando esta é necessária ao funcionamento da organização. A posse de informação pode não ter relaçãoalguma com a posição organizacional ou ao poder atribuído a um indivíduo. Alguém que esteja “por dentro” tem poderes reais. Assim sendo, a secretária de um gerente pode na realidade estar em uma posição poderosa se tiver a confiança do gerente ou adquirir conhecimento sobre a empresa.de modo contrario se a informação de uma pessoa for “notícia ultrapassada” o poder organizacional diminui.
PODERPESSOAL
É aquele que emana características únicas individuais. Não é preciso ocupar uma posição formal na organização para se ter poder.
PODER DO TALENTO
Segundo Alonso (2008), deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência anterior de um indivíduo. Esses talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles e os valoriza. O poder, que deriva deum conhecimento especial ou educação avançada, pode não estar relacionado com a idade ou o tempo de serviço. Essa forma de poder permite que uma pessoa relativamente jovem ou nova na força de trabalho ganhe influência dentro da organização.
PODER DA REFERÊNCIA
Segundo French Junior e Raven (1959), o poder da influencia está na administração que as pessoas tem por aquele que exerce o poder e...
tracking img