Slow food

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explique o que é e como funciona o movimento Slow Food
O Slow food é uma associação internacional criada em resposta ao fast food, ao ritmo de vida atual, ao desaparecimento das tradiçõesculinárias regionais, ao desinteresse das pessoas por sua alimentação, a procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar afeta o planeta. O movimento Slow Food
funciona com consciência eresponsabilidade em relação prato-planeta.
2) Descreva a filosofia e a missão do movimento Slow Food no Brasil.
O Slow Food segue o conceito de ecogastronomia e acredita que todos tem o direito doprazer de comer bem e consequentemente a responsabilidade pelo que estão comendo e de manter a sua herança culinária. Bom, limpo e justo é com o movimento acredita que deve ser o alimento. Sua missãoé defender a biodiversidade, educar sobre o sabor dos alimentos, e unir co=produtor e produtores.
3) O que é ecogastronomia? Dê um exemplo de uma preparação que poderia ser classificada dessa forma.É a preparação de receitas que visem à responsabilidade e proteção ambiental, sustentabilidade e regionalismo culinário. Pão caseiro com castanha de baru.
4) O que são habilidades sensoriais? O quevem acontecendo com essas habilidades nos dias de hoje? Como podemos resgatar essas habilidades?
É a nossa capacidade de percepção dos sentidos: paladar, olfato, tato... Com o estilo de vida atual,onde a pressa está em primeiro lugar estas habilidades estão se perdendo, pois não estão sendo trabalhadas para um aprimoramento. Para resgatá-las basta prestarmos mais atenção nas atividadescotidianas e realizarmos com mais calma degustando realmente os alimentos, sentido os odores é apenas questão de treinar os sentidos.
5) O que é e como funciona um convivium?
Convivium são grupos locais domovimento Slow food, eles organizam campanhas para proteção dos alimentos tradicionais, palestras, degustações, articulam com produtores, estimulam chefs a utilizarem produtos regionais, indicam...
tracking img