Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sacolas Ecológicas
Felizmente parece que aos poucos, embora não tão rápido quanto deveria, a população mundial começa a ter consciencia da necessidade da preservação do planeta e da importancia da reciclagem de materiais. Sabendo que os sacos plásticos de supermercado demoram de 200 a 500 anos para se decompor no meio ambiente, as sacolas de pano voltam com força total. Ainda bem, porque além deecologicamente correto, há modelos charmosissimos e que dão um toque especial nas compras. Ainda tem a facilidade de poder levar dobradinha dentro da sua bolsa, e quando for as compras já tem uma sacola charmosa e resistente para trazer tudo muito bem protegidinho!
Tempo para decomposição de alguns materiais:
Fralda descartável: 600 anos
Alumínio: 200 anos
Papéis e Embalagens de Papel: Média1  a 4 Meses
Pontas de cigarro: 2 anos
Chicletes: 5 anos
Nylon: 30 a 40 anos
Lata: 100 anos
Sacos e copos plásticos: 200 a 450 anos
Latas de alumínio: 100 a 500 anos
Tampas de garrafas: 100 a 500 anos

PLASTICO – Produção e matéria prima
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (queapresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo.[1] Este é formado por uma complexa mistura de compostos.Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
São divididos em dois grupos, de acordo com as suascaracterísticas de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.

Importância para a Vida
Os plásticos têm centenas de aplicações. Impermeáveis, maleáveis, duráveis e com uma excelente relação custo/benefício, contribuem para o desenvolvimento social, econômico e científico. E protegem o meio ambiente.
Proteções de plástico auxiliam na produção, estocagem e distribuição de milhares detoneladas de alimentos. Evitam desperdícios e perdas por transporte ou por alterações do clima.
Embalagens de plástico garantem que hortifrútis, carnes, laticínios e bebidas cheguem à mesa em perfeitas condições para seu consumo.
Bolsas de sangue e de soro, catéteres, máquinas de circulação extracorpórea e embalagens para resíduos hospitalares são alguns exemplos de materiais plásticos que ajudam nacura e na prevenção de doenças. São os plásticos salvando vidas.
Impedir a contaminação dos solos, evitar erosões, canalizar esgotos, preservar a água e gerar energia são importantes contribuições dos plásticos à preservação do meio ambiente.
Com plástico reciclado fabrica-se uma infinidade de produtos como vestuário, componentes automotivos, conduítes, carpetes, bolsas, artigos de comunicaçãovisual, solados, páletes e móveis, entre vários outros.
A cadeia produtiva dos plásticos contribui decisivamente para o Desenvolvimento Sustentável, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o crescimento econômico.
Custos competitivos, facilidade de instalação e baixa manutenção tornam os plásticos perfeitamente adequados parao atendimento das necessidades básicas: habitação, saneamento, suprimento de água e saúde.
Consumo de sacolas plásticas e meio ambiente
Sacola retornável, uma alternativa para o meio ambiente. (imagem: Caroline Ozio/Viés)
Há um tempo, acho que em 2008, os supermercados estavam vendendo sacolas ecológicas de pano, havia até com figuras decorativas, ou era só com símbolos da campanha e a...
tracking img