A origem da vida e a química prebiótica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Discentes: Gabriel Bertoldo
João Victor Mota
Larissa Beatriz Paiva
Docente: Márcia Souza
Disciplina: Biologia Geral


Aorigem da Vida e a Química Prebiótica

Temos a grande dúvida de saber de onde originou-se a vida no Planeta Terra. Entre tantos ramos científicos que tentam responder esta dúvida, a que mais forneceimportantes resultados é a Química oprebiótica, que estuda as reações químicas ou os processos que poderiam ter contribuído para o surgimento do primeiro ser vivo do planeta.
Derrubada a teoria dageração espontânea por Louis Pasteur, foi proposto por Oparin e Haldane, que a gênese da vida teria ocorrido a partir de acúmulos de biomoléculas que se aglomeraram formando biopolímeros que com algunsmilhões de anos começaram a se combinar formando estruturas que assemelham-se à células existentes hoje.
Para comprovar esta teoria, foram realizados por Miller experimentos com substâncias gasosasque simulariam a atmosfera primitiva e mostrar que essa mistura gasosa seria a responsável pela síntese de biomoléculas que, consequentemente seriam energizadas com raios elétricos transformados emfonte de energia para as reações químicas. Mas, esta teoria foi muito criticada em razão de que se as biomoléculas(aminoácidos) se formariam na atmosfera, quando eles caíssem no mar diluiriam e nãoformariam cadeias peptídicas, logo a evolução molecular não ocorreria. Além do que a atmosfera considerada agente oxidante - não sendo redutora como se pensava - o rendimento de aminoácidos seria nulo,comprovando a tese de que esta evolução não é cabível.
Forma testadas reações com lavas de vulcão (sólidas) fornecidas calor como fonte de energia, que para formar uma ligação peptídica, teria queeliminar uma molécula de água, desta forma as ligações de aminoácidos, em meio não aquoso, seriam propícias para formar cadeias peptídicas e protéicas.
Em outro tipo de reação foi testada a hidratação...
tracking img