Trabalhos da net

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geração da Utopia
O romance “Geração da Utopia” da autoria de Pepetela é uma biografia da geração que fez a independência de Angola e dos muitos rumos que ela tomou.
O autor começa em 1961, no início da revolta contra o sistema colonial, onde a UPA (União dos Povos de Angola, uma organização que defendia o massacre dos brancos e que mais tarde a maioria dos seus membros iriam para a UNITApró-Estados Unidos) queima plantações de café, invade prisões e chacina colonos. Os estudantes angolanos que vivem em Portugal começam uma discussão sobre qual o papel que devem desempenhar nesta situação, qual o tipo de sociedade que devem construir. Estas discussões são atravessadas pelo racismo do sistema colonial, onde os negros desconfiam dos brancos, mesmo estes sendo nacionalistas angolanos. Nofim, todos fogem de Portugal, ajudados pelo Partido Comunista Português e pelo ainda desconhecido MPLA e muitos vão para a guerrilha que já se organiza.
Nesta obra destacam-se as personagens Sara (estudante de Medicina e namorada de Malongo), Malongo (jogador de futebol no Benfica que namora com Sara),Aníbal (que era contra a guerra mas encontra-se na tropa) e Vítor (estudante). Estas personagenscostumavam encontrar-se na Casa que era o espaço onde os estudantes se reuniam e falavam principalmente de política e da guerra colonial que se vivia na altura. Os jovens mantinham conversas secretas pois suspeitavam que houvesse pessoas ligadas à Pide na Casa.
Sara, apesar de ser descendente de angolanos, era a única personagem de raça branca daquele grupo. Era uma rapariga que gostava de seenvolver na política. Sara, namorada de Malongo, tentava ajudar sempre que possível os amigos. Quando Aníbal tenta fugir da guerra, Sara oferece-se para ajudar Aníbal deixando-o ficar em sua casa. Quando este não pode ficar em sua casa Sara, arranja-lhe outro sitio para poder ficar. Aníbal fica em casa de Marta e, nessa altura, Sara conta-lhe que está gravida de Malongo. Passado uns meses da fuga deAníbal para França Sara juntamente com Malongo, Vítor e outros amigos da Casa fogem também para França.
Malongo caracteriza-se como um jovem ambicioso mas com alguns vícios. Malongo era namorado de Sara embora mantivesse um caso secreto com Denise, uma estudante francesa. Ao contrário das restantes personagens, Malongo não gostava de participar nas conversas acerca de política. Preferia falar defutebol e das suas capacidades futebolisticas. O seu principal objetivo era chegar à equipa principal do Benfica; mas como fumava e frequentava festas até tarde, isso não lhe permitia ter rendimento para jogar na tão desejada equipa do Benfica. Malongo chega a ser dispensado do Benfica. Nessa altura, para escapar à guerra, foge com Sara, Vítor e outros amigos da Casa para França.
Vítor eraestudante e o melhor amigo de Malongo. Gostava de falar dos assuntos políticos e como angolano era contra a guerra. Quando vê amigos como Aníbal que são angolanos e são chamados para guerra, começa-se a preparar para o pior pois já tinha chumbado dois anos na Universidade. Foge para França com Malongo, Sara e uns amigos da Casa de modo a evitar a realidade da Guerra.
Aníbal andava na tropa epreparava-se para dar o salto para França. Quando recebe ordem de se apresentar para ir para a guerra, esconde-se em casa de Sara tendo mais tarde ir para casa de Marta, uma amiga de Sara, que ajuda Aníbal para este não ser apanhado pela PIDE. Passado uns dias em casa de Marta foge para França.
A segunda parte retrata a guerra na frente leste de Angola, na fronteira com a Zâmbia, onde, através dapersonagem Mundial, vemos esta geração ficar cada vez mais desmoralizada com a corrupção dos dirigentes do Movimento, a falta de confiança do fim da guerra. A realidade mostra-se mais dura do que muitos imaginavam e nem todos têm a firmeza de continuar nos caminhos que antes traçavam.
Mundial, nome de código de Vítor na Guerra, tenta fugir para a Zâmbia mas tem uma longa floresta pela sua frente. No...
tracking img