Trabalhos da faculdade de r.h.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: o caso da Empresa Liga Leve
Rafael Cezar Souza Reis e Saulo Ribeiro dos Santos

05/12/2008

  
RESUMO
 
A sobrevivência em um mundo de grande competição tem se consolidado como o desafio das empresas da atualidade. As inovações e rupturas presentes no ambiente apontam para um novo perfil de organizações, que valorizem o conhecimento ea visão de futuro. Este estudo visa contribuir para a discussão do assunto e tem como objetivo analisar o desenvolvimento da empresa metalúrgica Mesquita Ind. Com. e Serviços Ltda. (Liga Leve) como fornecedora de grandes empresas do Maranhão como Alumar e Vale, e sua atitude quanto ao futuro, verificando seu horizonte estratégico. A pesquisa é exploratória, qualitativa e faz um estudo de caso nodesenvolvimento da empresa. Os resultados revelaram evidências de uma postura que varia de reativa a proativa, onde prevalece uma visão de curto prazo que parece balizar as ações da empresa. Conclui-se que um planejamento estratégico adequado faz a diferença entre as empresas que dominam o mercado, a partir de um crescimento sólido e planejado de forma que elas possam atingir seus objetivos e metase serem cada vez mais competitivas.
Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Liga Leve
  
1 INTRODUÇÃO
 
            O cenário empresarial se caracteriza como competitivo e instável, visto que as empresas se mostram voltadas ao atendimento e à satisfação das necessidades dos clientes. E estes, devido ao conhecimento crescente estão, a cada momento, mais exigentes, conhecedores de suasnecessidades e desejos reais. Portanto, o planejamento estratégico se apresenta como importante ferramenta para que a empresa entenda melhor os seus clientes. Pois, os mesmos, se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, por estar voltado as medidas positivas que uma empresa poderá tomar no enfrentamento de ameaças, tornando-se capaz de aproveitar as oportunidades encontradasem seu ambiente. Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa.
As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras e, dentre as causas mais importantes do crescimento recente do planejamento estratégico, pode-se citar que os ambientes de praticamentequase todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem principalmente, nos ambientes: econômico, social, tecnológico e político. É necessário, portanto, que ajustes sejam realizados com inteligência.
Compreendendo a relevância que o planejamento estratégico possui para as organizações, objetiva-se neste trabalho analisar a importância do planejamento estratégicocomo ferramenta para a competitividade da empresa Liga Leve, situada no Distrito Industrial da cidade de São Luís (Maranhão).
A metodologia utilizada neste trabalho caracteriza-se por pesquisa descritiva e explicativa quanto aos fins e; quanto aos meios, pesquisa documental e bibliográfica, realizando-se também um estudo de caso.
Espera-se que a pesquisa evidencie não só para aEmpresa Liga Leve, mas também para várias organizações a necessidade do planejamento estratégico. Pois, compreende-se que esta ferramenta é fundamental para o alcance dos objetivos pretendidos e para o crescimento da organização num todo.
 
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Conceitos de planejamento estratégico
 
O planejamento estratégico surgiu da necessidade militar demelhorar as táticas de guerra, assim sendo, as organizações o adaptaram para uso no dia-a-dia das organizações, a fim de buscar capacidade para responder às constantes mudanças do mercado, proporcionando assim, maior desenvolvimento do ambiente onde atuam.
O planejamento estratégico faz com que as organizações encurtem o caminho para a efetividade organizacional, buscando melhor...
tracking img