Trabalho1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos fisiologicos do choque Eletrico
O choque elétrico é um feito da passagem de corrente elétrica no corpo. Dependendo da intensidade da corrente, o choque pode causar sensações de formigamento e até a morte.
Apesar de a passagem de corrente ser a responsável pelo choque, os efeitos podem variar de acordo com outras grandezas, desde frequência da corrente (contínua ou alternada) e tensão(voltagem) até a força física do indivíduo que leva o choque – homens sofrem efeitos distintos de mulheres e crianças, por exemplo.
Existe um limiar de intensidade de corrente elétrica que uma pessoa pode tolerar ao segurar algum objeto pelo qual há a passagem de corrente, podendo ainda largá-lo usando os músculos estimulados pela corrente. A esse limiar de intensidade se dá o nome de corrente delargar.
Para corrente alternada de 50/60 Hz há uma diferença entre homens e mulheres; em média a corrente de largar é de 10 mA (mA é o símbolo de miliampére, ou um ampére dividido 1000 vezes) para as mulheres e 16 mA para os homens. Em corrente contínua os valores médios são 51 mA para as mulheres e 76 mA para os homens.
Ou seja, se uma mulher levar um choque de tomada (corrente alternada) de umacorrente maior que 10mA, ela não soltará a tomada pois seus músculos estarão paralizados. No entanto, em gerador de corrente contínua (uma bateria de carro é um exemplo, apesar de sua tensão ser relativamente baixa: 12V), para não soltar o eletrodo, a corrente deve ser maior do que 51 mA.
O que causa um choque elétrico no corpo humano
A variável fundamental para avaliar a gravidade de umchoque elétrico no ser humano é a corrente elétrica que atravessa o corpo. Naturalmente a corrente elétrica depende da voltagem (que é a energia potencial elétrica por unidade de carga) e da resistência que o corpo oferece como garante a lei de Ohm. A resistência de uma pessoa depende de suas condições e pode variar de 100 a 500 000 ohms caso a pele esteja muito seca. Quando a pele está úmida aresistência elétrica diminui drasticamente e uma diferença de potencial pequena como 25 volts pode causar um desconforto muito grande. A tabela a seguir ilustrar alguns valores de correntes elétricas e os possíveis efeitos que ela pode causar em nosso corpo.

Corrente elétrica ( duração) Efeito Fisiológico
1 mA Pode ser sentida.
10-20 mA Causa perda do controle muscular.
100-300 mA Causa rompimentosério e fatal das artérias se a
corrente durar por mais de 1 segundo.

Com os pés no chão e com a pele úmida é um grande perigo tocar em uma instalação de 110 volts. Embora a água destilada seja um isolante elétrico, mas o sal dissolvido nela diminui muito a sua resistência elétrica e como a nossa pele elimina sais, esta fina camada de sais acaba se juntando com a água deixando a pele umedecida ereduzindo assim a sua resistência elétrica. Quando se estabelece uma ddp entre duas partes do seu corpo a corrente elétrica irá procurar o caminho de menor resistência entre esses dois pontos (como a água que procura o seu nível!). É a corrente elétrica que produz os danos em um choque elétrico, mas ela só é estabelecida por uma voltagem.

Prevenções
O choque elétrico (AO 1945: choqueeléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.
Por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas , fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutaruma pessoa.
As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro (4) naturezas:
1 - eletrocução (fatal)
2 - choque elétrico
3 - queimaduras e
4 - quedas provocadas pelo choque
Há vários tipos de proteção e de providências que podem ser usados para se evitar o choque elétrico:
Fusíveis e disjuntores
Aterramentos
Materiais isolantes e
Uso de EPI
Outras recomendações
Plugue...
tracking img