Trabalho1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD NACIONAL DE ROSARIO
FACULTAD DE CIENCIAS ECONÓMICAS Y ESTADÍSTICA
PROGRAMA DE DOCTORADO EN ECONOMIA

Seminário: Economia Ambiental
Professor: Roberto Antonio Ticle de Melo e Sousa
Doutoranda: Angela Ester Mallmann Centenaro

Fevereiro, 2008

CONTABILIDADE AMBIENTAL
De um ponto de vista abrangente, o meio ambiente tem sido bastante discutido na mídia e pela população anível mundial. Muitos cidadãos, no mundo inteiro se preocupam com o patrimônio natural. Um dos aspectos mais discutidos é a questão da mensuração deste patrimônio através da valoração dos recursos naturais existentes. Ainda não foram identificados instrumentos adequados para definir os valores dos recursos naturais disponíveis.
Na contabilidade se pode medir e fazer constar nas demonstraçõescontábeis, os eventos e transações econômico-financeiras, fatos de interação entre a empresa e o meio ambiente. Em todo o seu contexto, a contabilidade foi criada e é mantida para o conjunto de pessoas, recursos e organizações capazes de exercer atividade econômica, como meio ou como fim.
As demonstrações contábeis foram criadas para um único usuário (empresa), porém atualmente, são usadas para atender àfinalidade de gerenciamento e, inclusive aos fins sociais, ainda que limitadas aos aspectos econômico-financeiros.
Assim, a responsabilidade social das empresas é saber portar-se bem na sociedade tendo o conhecimento das preferências e prioridades sociais. É um conceito dinâmico, uma vez que as variáveis, que as influenciam, alteram-se constantemente. A partir desse conhecimento adquirido, asempresas deveriam coadunar os interesses diversificados do público, inclusive os movimentos ambientalistas, a fim de atender às suas expectativas, levando-se em conta que o lucro é um meio e não um fim em si mesmo.
Ao atender os movimentos ambientalistas, as empresas consolidam sua dimensão social, atendendo e cooperando com a identificação dos passivos ambientais e evidenciando os benefícios quepromove para o cumprimento legal e social.
Com a identificação dos ativos e passivos, surge a contabilidade social fornecendo informações que permitem avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade. Para que esta contabilidade cumpra seu papel será necessário estabelecer objetivos, conceitos sociais relevantes, métodos de mensuração e uma nova estrutura para comunicar os dadosaos usuários interessados, incluindo também os custos e os benefícios internos da empresa e os custos e benefícios que afetam somente a sociedade (externalidades).
Quanto ao papel da contabilidade, na recuperação do meio ambiente, pode ocorrer através da determinação dos custos, de serviços de gerência e da informação. Todos os profissionais, como os demais cidadãos têm a responsabilidade decontribuir para solucionar os problemas ambientais.
A contabilidade ambiental não é nova, mas é uma ciência que tem como objetivo: mostrar com transparência informações ao investidor, facilitando o processo de decisões relativas à responsabilidade ambiental da empresa, selecionando indicadores e avaliando informações com relação aos critérios de atuação ambiental.
A empresa através daresponsabilidade social necessita que a contabilidade ambiental defina estratégias em relação à conservação do meio ambiente, como forma de não causar ou amenizar externalidades negativas, como por exemplo, fornecer o mínimo de material não reciclável e usar materiais renováveis; consumir, durante os processos produtivos, o mínimo de água e energia e cuidar da emissão de poluentes atmosféricos; utilizar amínima quantidade de vasilhames e embalagens para acondicionar o produto, optando pelas embalagens reutilizáveis.
Estas externalidades são inovações trazidas pela contabilidade ambiental às empresas e estão associadas a alguns temas relativamente novos tais como a definição do custo ambiental, a forma de mensuração do passivo ambiental e a utilização de indicadores de desempenho ambiental...
tracking img