Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivo
O objectivo desta actividade prática foi a identificação de açúcares redutores e de amido.
Introdução
Ao entrarmos dentro da área da Biologia e falarmos como tema principal a diversidade na Biosfera. Falámos como subtema, a biosfera (organização biológica, a diversidade biológica e a conservação e extinção) e a Célula (unidade estrutural e funcional), entrámos agora nosconstituintes básicos da célula. Os constituintes básicos dos seres vivos são as moléculas, chamadas por biomoléculas.
Os vários tipos de biomoléculas

 
Nesta experiência vamos falar em especial dos glícidos, também chamados por açúcares, glucidos ou hidratos de carbono. Os glícidos são compostos ternários compostos por C, H, O. Os glícidos agrupam-se em três grupos: monossacarídeos ou Oses (monómero ouseja unidade básica), oligossacarídeos (polímeros de 2 ou 10 oses) e polissacarídeos (polímero formado por mais de 10 oses).
Os monossacarídeos têm uma forma geral (CH2O) n, sendo n = 1 ou 9, são doces, são solúveis em água, não são hidrolisáveis (não se podem dividir) e são todos açúcares redutores (perdem electrões com facilidade).
Os oligossacarídeos são constituídos por polímeros de 2 a10 oses unidos por ligações glícosídicas, são doces, são solúveis em água, são hidrolisáveis e alguns são açúcares redutores.
Os polissacarídeos são polímeros constituídos por mais de 10 oses, são hidrolisáveis, não são solúveis em água e não são redutores.
Existem substâncias oxidadas que são substâncias que já perderam electrões, logo são pobres em electrões, cedendo-os a uma substânciareduzida que ganha electrões passando assim a ser rica em electrões. Para que este processo aconteça é necessário que ocorra uma reacção química de oxidação-redução.
Para que se possa saber a capacidade redutora de alguns açúcares são necessários alguns reagentes, nomeadamente o licor de Fehling e a água iodada, que mudam de cor na presença de açúcares redutores. No caso do licor de Fehling se asolução ficar com uma cor de tijolo, o resultado será positivo e a solução estará no estado reduzido, se a solução se mantiver azul, o resultado será negativo, e a solução estará no estado oxidado, tudo isto apenas é verificado depois de este licor ser adicionado á solução e levado á chama alguns segundos. No caso da água iodada, que neste caso serve para a detecção de amido que é um polissacarídeo, se asolução passar a uma cor de azul violáceo, o teste será positivo e existirá açúcar redutor, ou seja amido, caso contrário se o teste for negativo, a amostra não alterará a sua cor e vai permanecer amarelada, não tendo assim amido, logo sem açúcar redutor.
Numa experiência, para que esta possa ser controlada, é necessário realizar três tubos de ensaio:

 
Para a realização desta experiênciaforam necessários alguns cuidados, visto que estamos a trabalhar com o aquecimento de tubos de ensaio. Por exemplo, a boca do tubo de ensaio deve estar sempre virada para um sítio onde não esteja ninguém e não pode estar mesmo em cima da chama.
Com esta experiência pretendemos descobri se o leite e a água têm açúcares redutores e se o pão tem amido.
Material
. 6 Tubos de ensaio
. Pipetas
.Pró-pipeta
. Fósforos
. Espátulas
. Canetas de acetato
. Papel absorvente (papel higiénico)
. Água
. Água iodada
. Solução de sacarose a 1% (1g para 100 ml)
. Leite
. Suporte para tubos de ensaio
. Conta-gotas
. Papel de filtro
. Pinça de madeira
. Vareta de vidro
. Balão de Erlenmeyer
. Gobelé
. Licor de Fehling (A e B)
. Solução de glicose 1% (1g para 100ml)
. Cozimento deamido a 1% (1g para 100ml)
. Pão
Procedimento
1. Pesámos 1g de amido
2. Medimos 100ml de água
3. Dissolvemos com a vareta em 100ml de água, 1g de amido
4. Cozemos o amido
5. Arrefecemos o amido à temperatura ambiente
Identificação de açúcares redutores
6. Etiquetamos 4 tubos de ensaio com as letras A, B, C e D
7. No tubo A colocámos com a ajuda de uma pipeta, 2ml de solução de...
tracking img