Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI/FIEMG
Centro de Formação Profissional Dr. Luiz César Albertini









fulano












Ferramentas manuais de ajustagem mecânica










Vespasiano
2012

















Ferramentas manuais de ajustagem



Curso: Técnico mecânico














Vespasiano
2012

Sumario

Introdução_________________________________________________________ 4

Furadeira __________________________________________________________ 5

Tipos de furadeira ___________________________________________________ 6

Acessórios da furadeira _______________________________________________ 8

Brocas ____________________________________________________________ 9

Cuidados econservação______________________________________________10

Conclusão_________________________________________________________11




















































Introdução


Será abordado através deste trabalho o tema furadeira, serão apresentados os diversos tipos de furadeira, desde as furadeiras manuais utilizadas para a realização de serviços domésticos até as poucoconhecidas furadeiras usadas em certos setores da industria, bem como, as partes da maquina, o surgimento dessa maquina, suas definições, os tipos de furadeiras encontrados na industria mecânica, os acessórios que fazem parte na utilização da furadeira, alguns cuidados e conservação que se deve ter, quando for iniciar um trabalho com a furadeira.












Furadeiras


Furadeira éuma máquina-ferramenta destinada a executar as operações como a furacão por meio de uma ferramenta chamada broca. É uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos. Estas máquinas juntamente ao torno mecânico deram origem a outras máquinas operatrizes como as fresadoras, e retíficas de cilindros.

Para as diferentes condições de material requeridas, foram criados diferentesmodelos de furadeiras, em cuja aplicação devem ser avaliada os seguintes aspectos: forma da peça, dimensões da peça, número de furos a serem abertos, quantidade de peças a serem produzidas, diversidade no diâmetro dos furos de uma mesma peça, e grau de precisão requerido. Na furação, uma broca de dois gumes executa uma cavidade cilíndrica na peça.

O movimento da ferramenta é uma combinação derotação e deslocamento retilíneo. A broca é montada em uma haste e começa a ser centrada por suas guias em uma máscara de furação. Uma variante da furação é o alargamento de furos, onde uma ferramenta similar à broca, porém, com múltiplos gumes, remove material de um furo, aumentando seu diâmetro, ao mesmo tempo em que lhe confere um alto grau de acabamento.

As máquinas de furar, ou simplesmentefuradeiras, consistem basicamente de uma árvore, que gira com velocidades determinadas, onde se fixa a ferramenta. Esta árvore pode deslizar na direção de seu eixo. Também se pode ter uma mesa onde se fixa e movimenta-se a peça. As partes principais de uma furadeira variam de acordo com a sua estrutura.





Tipos de furadeiras

Quanto ao sistema de avanço: pode-se classificar como manual(ou sensitiva) ou automática (elétrico ou hidráulico). Ao contrário do que possa parecer as furadeiras sensitivas possuem grande aplicação no meio industrial.
Quanto ao tipo de máquina: pode-se classificar como portátil, de coluna, de bancada, radial e horizontal.

Furadeira portátil 

São usadas em montagens, na execução de furos de fixação de pinos, cavilhas e parafusos em peças muitograndes como turbinas, carrocerias etc., quando há necessidade de trabalhar no próprio local devido ao difícil acesso de uma furadeira maior. São usadas também em serviços de manutenção para extração de elementos de máquina (corno parafusos, prisioneiros). Pode ser elétrica e também pneumática.


[pic]


Furadeira de coluna

É chamada de furadeira de coluna porque seu suporte principal...
tracking img