Diferença entre relação de empergo e relação de trabalho

1153 palavras 5 páginas
Diferenças entre relaçao de trabalho e relaçao de emprego
RELAÇÃO DE TRABALHO - Idéia de gênero - conceito mais amplo. TODA RELAÇÃO DE EMPREGO É UMA RELAÇÃO DE TRABALHO, MAS NEM
TODA RELAÇÃO DE TRABALHO É UMA RELAÇÃO DE EMPREGO.

RELAÇÃO DE EMPREGO - Espécie, conceito mais restrito. Relação de trabalho – traduz o gênero. Espécies: relação de emprego; trabalho autônomo; trabalho avulso; eventual.

Relação de emprego: Relação de trabalho + os requisitos caracterizadores da relação de emprego (elementos fático-jurídicos). São requisitos legais, são 5 e cumulativos. Não pode faltar nenhum. Art. 2º, caput, CLT – conceito de empregador. É a empresa individual ou coletiva (pessoa física, pessoa jurídica e entes despersonalizados. Ex.: massa falida ) que assumindo os riscos da atividade econômica (alteridade), admite, assalaria e dirige a prestação pessoal (pessoalidade) de serviços.
Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. § 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. § 2º - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

Art. 3º, caput, CLT – conceito de empregado. Toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual (não eventualidade) a empregador, sob a dependência (subordinação) deste e mediante salário (onerosidade).

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar

Relacionados

  • Atividade
    1581 palavras | 7 páginas
  • Apl de metais sanitários
    16564 palavras | 67 páginas
  • Portugues
    19888 palavras | 80 páginas