Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jordana Leite Ferreira.
Arquitetura. Turma “B”

Resenha crítica opcional. (Sobre o livro: O que é arte – Jorge Coli)

Artes ou arte? As explicações são inúmeras e quase sempre entram emdivergência. Desse modo, é mais proveitoso entrar num contato direto com a arte através de suas inúmeras manifestações do que tentar defini-la.
No entanto, quando entramos em contato com obras de arte,podemos hesitar a importância de algumas de suas manifestações. Assim, mudaremos a pergunta: o que não pode ser arte? E ainda mais, quem vai responder com propriedade a esta pergunta? Sem dúvida nenhumanossa cultura está preparada para isto.
A princípio é faz-se necessário compreender que existe uma hierarquia, fruto dos julgamentos recorrentes e de critérios. Assim, objetos de arte são consideradoscomo tal e ainda hierarquizados entre si. No topo da pirâmide estão as obras-primas dos artistas, que antigamente eram consideradas em função de sua perfeição técnica e hoje são submetidas a diversoscritérios bem menos objetivos.
No final de tudo, entre tantas controvérsias sobre o valor de uma obra de arte, valerá a opinião da massa, ou seja, de uma maioria. Tal pensamento fica fácil quando setrata de um Cézanne, por exemplo, uma unanimidade, mas não é tão simples assim quando se trata de um pintor como Guido Reni, celebridade de seu tempo e, no entanto hoje, considerado bem menosexpressivo, o que mostra que mesmo as unanimidades de hoje poderiam não sê-las amanhã. Podemos concluir que, em se tratando de arte, tudo é muito dinâmico.
Além disso, nos confrontamos com a influência daprópria crítica. Uma vez considerado bom pela crítica, o objeto de arte tende mesmo a nos parecer bom. O inverso é verdadeiro.
Outro elemento importante que proporciona um melhor entendimento da obra dearte é o estilo. Trata-se do emprego de certos elementos de construções que, ao se tornarem recorrentes, identificam o artista. Assim, o autor é reconhecido em sua obra em função de seu estilo....
tracking img