Psicologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de As raízes da Psicologia Social Moderna - Robert Farr
FARR, Robert. As raízes da Psicologia Social Moderna (1872 – 1954). págs. 79-112. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

Capítulo 4: GeorgeHerbert Mead: Filósofo e Psicólogo Social
Após uma breve biografia do trabalho de Mead, Farr apresenta seus primeiros trabalhos acadêmicos, como seu estudo de doutorado sobre a relação entreo tato e o desenvolvimento do Sistema Nervoso, pois para ele, é o que, junto com a mente, diferencia os seres humanos das demais espécies. Nesse estudo sobre a importância da mão na evolução, falasobre a fase manipulatória do ato, onde o contato com os objetos leva a percepção do mundo, e posteriormente, a relação com o outro, pois o objeto físico surge dentro do contexto social.
Meaddesenvolve seu sistema filosófico com base no idealismo alemão demonstrando a natureza dialética da relação individual x sociedade o que explica sua pouca influência no desenvolvimento da psicologia,pois este se deu inteiramente dentro do paradigma cartesiano. Assim como Wundt, para ele o estudo da inteligência humana é uma forma de psicologia social. A diferença entre o pensamento de Wundt e o deleestá no fato de Mead considerar a mente como produto da linguagem, mostrando como ela emerge da conversação e interação humana e vê o pensar como uma atividade social, pois o pensamento é uma formade diálogo. Para ele a individualização é o resultado da socialização: o self deve ser compreendido filogeneticamente e ontogenicamente.
Contudo a herança de Descartes na psicologiaapresenta-se como o self sendo acessível através da introspecção e o outro através do estudo do comportamento, sendo assim o behaviorismo outra forma de representação do dualismo cartesiano.Mead estavacomprometido com a superação dos dualismos cartesianos: mente e corpo, self e outro. E através de seus estudos sobre as transações comerciais, nos textos de Adam Smith, ele chega ao conceito de "colocar-se...
tracking img