Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERNET


1. História e evolução no tempo.

A Internet foi desenvolvida nos tempos gloriosos da Guerra Fria com o nome de ARPANET, criada pela Agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency – Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969 e tinha como objetivo manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos e caso houvesse algum ataque soviético no Pentágono,os americanos não estariam vulneráveis.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes (Backbone, que em português significa espinha dorsal) que passava por debaixo da terra, a ARPANET ligava os militares e os investigadores sem ter um centro definido ou uma única rota para as informações.
Quando a Guerra Fria se acalmou, a ARPANET tornou-se inútil aosmilitares. Foi assim que no inicio da década de 70, universidades e outras instituições que realizavam trabalhos relacionados com a defesa, foram permitidos de se conectarem à ARPANET e logo 5 anos depois já existiam aproximadamente 100 sites.
Ao final dos anos 70, ARPANET já tinha crescido tanto que o protocolo de comutação de pacotes utilizado, o Network Control Protocol (NCP) já havia tornadoinadequado. Sendo assim começou a se utilizar um novo protocolo chamado Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP).
A ARPANET divide-se devido às dificuldades em se administrar todo este sistema, e origina a MILNET, destinada a assuntos militares – a parte restante se torna pública e mudando o nome para internet.
Atualmente, há cerca de 400 milhões de computadores permanentemente ligados àInternet, além de muitos sistemas portáteis e de desktops que se ligam de forma esporádica.
Com o sistema técnico denominado Internet Protocol (IP) era permitido que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Sendo assim, todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens, hoje representa um dos principais elementosda internet.
Em 1992 o cientista TIM Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web, conhecida por WWW.
A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS, possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
Podemos definir Internet como sendo um conjunto de facilidades de comunicação e conectividade.

1.1.1. A Internet no Brasil

No Brasil, a redecomeçou a surgir em 1988 e fazia a ligação de universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. O Ibase começou a testar o AlterNex, sendo o primeiro serviço brasileiro de Internet não acadêmica e não governamental, em 1992 ele foi aberto ao público.
Em 1989, é lançado um projeto pioneiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), existente até os dias de hoje. Seu objetivo ao serlançada era colher recursos humanos de alta tecnologia e espalhar a Internet e sua tecnologia através da implantação do primeiro backbone nacional.
O backbone brasileiro foi inaugurado em 1991, destinado exclusivamente à comunidade acadêmica, 4 anos mais tarde, o governo resolveu abrir o backbone e fornecer conectividade a provedores de acesso comerciais.
Em 1997, iniciou-se uma nova fase na Internetbrasileira. Com a necessidade de uma infra-estrutura mais veloz e segura que suportasse o aumento de acessos à rede, levou os investimentos em novas tecnologias. Todavia, a carência de uma infra-estrutura de fibra óptica que cobrisse todo o território nacional, inicialmente, optou-se pela criação de redes locais de alta velocidade, utilizando a estrutura de algumas regiões metropolitanas. Em2000, foi implantado o backbone RNP2, como principal objetivo, interligar todo o país em uma rede de alta tecnologia. Em 2002, a RNP foi transformada em uma organização social, com isso passou a ter maior autonomia administrativa e o poder público ganhou meios mais eficazes de controle para avaliar e cobrar resultados.


2. Conexões
Linha Discada (dial-up): É um tipo de acesso à internet no...
tracking img