Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO PARA REFLEXÃO:
 
A ÁRVORE UM SÍMBOLO DA VIDA PARA MUITAS RELIGIÕES DO MUNDO
 
            A árvore se comunica com os quatro elementos que fazem parte da vida, a terra, a água, o fogo e oar. Por meio de suas raízes ela se encontra com a terra, em seu tronco circula a seiva que pode ser comparada ao líquido da vida, suas folhas absorvem o ar e realizam a fotossíntese. Todo o calor(fogo) do sol é necessário para que elas cresçam e se mantenham vivas.
            A árvore é a fonte da vida, e em diferentes religiões ela aparece como um símbolo importante. Vejamos alguns exemplos.            Conta a história que Buda alcançou a iluminação debaixo de uma árvore conhecida como Bodhi, a árvore do mundo ou da vida. Dizem que suas raízes são Brahma, seu tronco Shiva e seus galhosVishnu.
            Brahma, Vishnu e Shiva são três importante deuses do hinduísmo, religião antiga da Índia. O budismo é uma religião que nasceu do contexto do hinduísmo, assim como o cristianismonasceu do contexto judaico.
            Para muitos cristãos existem representações pintadas na qual aparece uma cruz frondosa, a Árvore-Cruz que apresenta dois galhos inferiores separados formando aimagem de um “Y”.  A dualidade, o dois que se converte em um. Este seria um símbolo do próprio Cristo que metaforicamente é a árvore do mundo, o eixo do mundo. Ele é a síntese de todos os caminhos e fontede toda a integração.
Em muitas culturas a árvore da vida tornou um símbolo de fertilidade.
            Na crença islâmica a árvore da vida e da felicidade  tem raízes que penetram no último céu,seus ramos pequenos se estendem por cima e por baixo da terra.
            A árvore Baobá tão importante na cultura africana, é uma árvore que pode atingir mais de mil anos, portanto ela éa  testemunha sagrada da história de muitas gerações.
            Para  a tribo dos Warramunga, do norte da Austrália, o espírito de crianças fica no interior de certas árvores , de onde saí às vezes e...
tracking img