Particulas carregadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - Campus DiademaRua Prof. Arthur Riedel, 275Bairro Eldorado – CEP 09972-270Diadema, SP – Brasil |









Partículas carregadas






Gustavo A. Pina
Marco Antonio Z. Gil
Pedro Garcia Giacon
Rafael Pacheco
Theo Kaminski
Victor Breve Bochetti



Novembro, 2011
Diadema – SP

Professora

Para uma melhoranalise do que são partículas carregadas, faremos uma breve introdução nos modelos atômicos através da história.
O químico inglês John Dalton, que viveu entre 1.766 a 1.825, afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor partícula que constituía a matéria. Em 1.808, Dalton apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível.Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Hoje, nota-se um equívoco pelo fato da existência dos isótopos, os quais são átomos de um mesmo elemento químico que possuem entre si massas diferentes. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar"
Pesquisando os raios catódicos, o físico inglês J. J. Thomson demonstrou que osmesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa, as quais foram chamadas de elétrons. Utilizando campos magnéticos e elétricos, Thomson conseguiu determinar a relação entre a carga e a massa do elétron. Ele conclui que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa doelétron era a mesma para qualquer gás que fosse colocado na Ampola de Crookes (tubo de vidro rarefeito no qual se faz descargas elétricas em campos elétricos e magnéticos). Com base em suas conclusões, Thomson colocou por terra o modelo do átomo indivisível e apresentou seu modelo, conhecido também como o "modelo de pudim com passas”
Rutherford e seus colaboradores verificaram que, paraaproximadamente cada 10.000 partículas alfa que incidiam na lâmina de ouro, apenas uma (1) era desviada ou refletida. Com isso, concluíram que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o raio do núcleo. Comparando, se o núcleo de um átomo tivesse o tamanho de uma azeitona, o átomo teria o tamanho do estádio do Morumbi. Surgiu então em 1.911, o modelo do átomo nucleado, conhecido como o modelo planetário doátomo: o átomo é constituído por um núcleo central positivo, muito pequeno em relação ao tamanho total do átomo porém com grande massa e ao seu redor, localizam-se os elétrons com carga negativa (compondo a "enorme" eletrosfera) e com pequena massa, que neutraliza o átomo.
Postulados de bohr
Estes postulados estabelecem uma coerência entre o modelo atômico com a teoria clássica do eletromagnetismo:- O elétron pode se mover em determinadas órbitas sem irradiar. Estas órbitas estáveis constituem os denominados estados estacionários.
- O momento angular do elétron em torno do núcleo atômico é igual a um múltiplo inteiro de h/2π, 
- O elétron irradia energia quando salta de sua órbita para uma órbita mais interna.
O modelo de Bohr apresenta limitações significativas,não servindo paraexplicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências domodelo de Bohr foram supridas pelo modelo atômico da mecânica quântica. Neste modelo o elétron apresenta características tanto de onda quanto de partícula.O elétron não é maistratado como uma partícula que se movimenta num orbital discreto. Sua posição passa a ser considerada como a probabilidade de se encontrar umelétron em um local próximo do núcleo.

Falaremos de radioatividade, para uma melhor compreensão, segue uma breve explicação sobre o que é a radiação.
Radioatividade é o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente entidades (partículas, ondas) numa reação nuclear denominada decomposição radioativa ou decaimento, transformando-se em outro núcleo mais estável.
As entidades...
tracking img