Calculo 1 atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DA ATPS 3
2. ETAPA 1 4
3. PASSO 1 5
4. PASSO 2 6
4.1 Algumas funções que são encontradas no Graphmatica 6
4.2 Barra de ferramentas do Graphmatica 7
4.3 Criação de Gráficos 27
4.4 Operadores 29
5. BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32
6. LICENCIAMENTO DA OBRA 33

1. APRESENTAÇÃO DA ATPS



2. ETAPA 1



3. PASSO 1

Figura 1 – Tela doGraphmatica
Fonte: http://www.graphmatica.com

O software GRAPHMATICA é um gerador de gráficos de funções de uma variável nas suas várias formas: cartesiana, polar, paramétrica, logarítmica, trigonométrica, inequação e implícita. É possível com ele, gerar campos de vetores no plano e fornecer a solução das correspondentes equações diferenciais e, além disso, permite calcular: derivadas,integrais, máximos, mínimos e zeros de funções.
Com o GRAPHMATICA podem-se construir vários gráficos em uma só tela, salvar informações e equações, bem como redimensionar as escalas em cada eixo. Como ferramenta de Cálculo adicional, o programa GRAPHMATICA pode incluir símbolos de diferenciação, traçar retas tangentes ‘a uma curva e calcular uma integral definida.

4. PASSO 2


4.1 Algumasfunções que são encontradas no Graphmatica

Lista de Equações: O Graphmatica memoriza as últimas 25 equações que você digitou ou carregou de um arquivo. Pode salvar o seu trabalho para utilização em uma sessão posterior ou para utilizar em qualquer editor de texto.

Funções Automáticas: O Graphmatica determina, automaticamente, o tipo de gráfico que você está introduzindo considerando as variáveisusadas; reconhece o domínio de uma equação; altera o número de pontos do domínio, de modo dinâmico, enquanto desenha o gráfico para se ter a certeza de que gráficos de funções como y = tg x sejam traçados corretamente; ajusta os eixos x e y, quando se altera a área ou o tamanho da janela do gráfico, para manter o
aspecto proporcional do gráfico.

Análise de Equações: O programa aceita as regrasmatemáticas, não as do computador. Pode utilizar multiplicação implícita, uma completa biblioteca de funções matemáticas (incluindo trigonometria), e parênteses. Não precisa isolar variável, numa equação, antes de desenhar o gráfico. Se a variável dependente aparecer apenas uma vez na equação, o Graphmatica isolará a variável sozinho. O Graphmatica apresenta seis estilos de gráficos: cartesianos,polares, paramétricos, diferenciais e ODEs com aproximações com valor inicial até quarta ordem (e sistemas lineares de quarta ordem também), todos detectados automaticamente, além de lidar também com inequações.

Controles: A Barra de Botões proporciona acesso rápido aos comandos mais usados. Apresenta o menu principal onde você poderá visualizar a informação mais relevante e mensagens de ajuda, euma caixa com a Lista de Equações, que permite selecionar qualquer equação, que estiver armazenada na memória, para desenhar o respectivo gráfico, apagar, ou editar para formar uma nova equação, etc.

Operações com o mouse: Pode-se utilizar o mouse para selecionar um novo intervalo ou ver as coordenadas de um ponto, para selecionar o valor inicial para uma ODE e ainda encontrar a reta tangentea uma curva ou integrar uma função sem apertar uma única tecla.

Papel de gráfico configurável: Você tem a opção de escolher entre papel normal e papel apropriado para trigonometria, equações polares, e funções logarítmicas, com quatro níveis de detalhes.

Operações de Cálculo: Encontra derivadas, integrais, pontos de máximo e mínimo e zeros de funções cartesianas.

Opções de Saída: OGraphmatica permite copiar equações, tabelas de pontos e gráficos para a área de transferência e, além disso, você pode escolher níveis de qualidade de impressão para uma rápida, ou melhor, impressão quando imprime os seus gráficos.

4.2 Barra de ferramentas do Graphmatica



New grid: (novo documento em branco) - permite ao usuário criar uma nova página a ser editada. Para isso pressione...
tracking img