Trabalho e sociabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho: Processo de Trabalho, Processo de Valorização e Alienação.

Disciplina: Trabalho e Sociabilidade

O processo de trabalho é a força do trabalhador (vendida ao capitalista) em ação sobre anatureza, como inicia o poema de V.M, com o papel do operário na construção das coisas e muitas das vezes com total desconhecimento da importância da sua profissão. E este processo é composto de trêsitens principais; 1. Matéria prima, que é o objeto já filtrado por um trabalho anterior, Toda matéria prima é objeto de trabalho, mas nem todo objeto de trabalho é matéria prima. 2. Meio de trabalho sãoos objetos que o operário interpõe entre ele e o objeto no que trabalha na busca de alcançar os objetivos propostos. 3. Força de trabalho é a mão de obra empregada pelo trabalhador na realização dastarefas, portanto é uma mercadoria considerando que ela é de propriedade do dono do capital.
O processo de valorização tem dois objetivos principais; produzir um objeto que tenha valor de troca paravendê-lo e fazer uma mercadoria que tenha um valor que todos os investimentos feitos para sua fabricação, buscando a tão sonhada mais valia. Pois o trabalhador que é o legitimo responsável pelamanutenção do capitalismo, este estará sempre escravizado pelo sistema, considerando que jamais terá participação nos lucro que ele mesmo é quem produz.
Com tudo isso temos a alienação que podemos ver notexto de V.M onde descreve o processo de tomada de consciência de um operário, partindo de uma situação de completa alienação: “tudo desconhecia/ de sua grande missão”, sem saber “que a casa que elefazia/ sendo a sua liberdade/ era a sua escravidão”. A alienação faz o próprio produto ser uma coisa estranha para o trabalhador. A propriedade privada é produto do trabalho e o meio de alienação dotrabalhador. “De fato, como podia / Um operário em construção / Compreender por que um tijolo / Valia mais do que um pão? / Tijolos ele empilhava / Com pá, cimento e esquadria / Quanto ao pão, ele o...
tracking img