Trabalho e emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia do Trabalho

Naiane Ashley Ribeiro Pires
Professora: Heidiany Katrine Santos Moreno
Faculdade Metropolitana de Marabá
Engenharia Civil (Enc21) - Sociologia
12/04/2013

RESUMO
Para além das idéias de obrigação,dever ou ganha-pão,não apenas diferencia-se a noção de trabalho daquela do emprego (vista como uma determinada ocupação, uma relação contratual entre patrão e funcionário),mas também configura o termo trabalho em seu sentido mais amplo. Baseando-se nas obras dos clássicos da sociologia, compreende-se o trabalho como atividade consciente de transformação da natureza, que promove, ao mesmo tempo a realização plena das capacidades e potencialidades humanas. Fenômeno central no estudo das sociedades, o trabalho produz e é produto das condições econômicas, tecnológicas,históricas e sociais dos contextos de que surge e sobre os quais atuam. Partindo desta perspectiva ampla, as particularidades das sociedades industriais capitalistas, as diferentes formas de organização da produção, as crises econômicas, o movimento sindicalista, o processo de globalização, o desemprego, as motivações subjetivas do trabalhador, a relação entre trabalho e lazer são os principaisfatos que fornece perspectivas fundamentais para o estudo deste fenômeno que pode ser considerado definidor da própria idéia de humanidade.

Palavras-chave: Sociologia,Trabalho,Emprego,Ensino de Sociologia

1 INTRODUÇÃO
A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho,a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos e às implicaçõessociais da relação entre trabalho e técnica.
A palavra "trabalho" evoluiu da palavra latina Tripalium,castigo que se dava aos escravos preguiçosos e, historicamente, o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável. Os gregos da Idade de Ouro pensavam que só o ócio criativo era digno do homem livre. A escravidão foi considerada pelas mais diversas civilizações como a forma natural e maisadequada de relação laboral. A ética protestante vem atribuir um valor positivo ao trabalho, considerando-o não como punição mas como oferenda a Deus. A partir de meados do século XIX, servidão, em suas várias formas, estará extinta na maior parte dos países ocidentais, sendo substituída pelo trabalho assalariado, socialmente valorizado.
As transformações do mundo do trabalho do artesanato aotrabalho industrial com grandes máquinas e finalmente ao trabalho imaterial bem como suas relações com as mudanças sociais na família, na cultura e na política constituem objeto de permanente interesse desta área do conhecimento. Já a partir das últimas décadas do século XX, a introdução de novos temas - notadamente os impactos das novas tecnologias, as novas formas de organização da produção, aobsolescência de várias profissões anteriormente valorizadas, a flexibilização das relações de trabalho e o acirramento dos mecanismos de exclusão e de novas formas de abordagem, com ênfase na transdisciplinaridade, abrem novas perspectivas para a investigação sociológica crítica.

2 DESENVOLVIMENTO
A maioria das pessoas associa as palavras Trabalho e Emprego como se fossem a mesma coisa, mas nãosão.O trabalho exerce uma capacidade transformadora ele é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento em que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor. Por outro lado, o emprego é algo recente na História da Humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial e é uma atividade que permite remuneração, mas não permite usar umaidéia, pois deve-se obedecer as ordens. Muitas pessoas tem um trabalho, mas não tem um emprego, e vice-versa.
Em outros períodos da História, o trabalho era realizado de maneira diferente, como a escravidão e a servidão. Na Grécia, o trabalho era feito pelos escravos, já na Idade Média, os servos trabalhavam para um determinado senhor feudal. Nesse caso, eles apenas trabalhavam, mas não tinham um...
tracking img