Trabalho ou Emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO OU EMPREGO?
Trabalho e emprego não são palavras sinônimas. Trabalho significa criar utilidades para a satisfação das necessidades humanas, isto é, produzir bens – coisas materiais – ou prestar serviços. Trabalhar é uma atividade exclusivamente humana por ser consciente, deliberada, com o propósito explícito de gerar resultados que possibilitem a satisfação não só de necessidadesrelativas à sobrevivência (alimentação, vestuário, abrigo, manutenção de vida), mas também de necessidades sociais, culturais, artísticas, espirituais, e/ou criadas pelo homem. O trabalho é, portanto, uma ação humanizadora da nossa espécie. O trabalho pode ser uma atividade com caráter individual e/ou social.
Emprego é uma relação social de trabalho muito recente, que data da segunda metade do séculoXVIII, quando se consolidou o modo de produção capitalista moderno com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Não havia emprego na Antiguidade porque os escravos eram objeto de propriedade. O emprego passou a existir apenas nas sociedades capitalistas, nas quais os homens são livres e iguais perante a lei. O emprego é uma relação contratual de trabalho entre o proprietário e onão-proprietário dos meios de produção e/ou renda pela qual se estabelecem as condições de compra e venda da força de trabalho. O emprego pressupõe a transformação da forca de trabalho em mercadoria, sendo que o trabalhador sempre produz mais do que recebe.
Nas últimas 3 décadas do século passado, houve o inicio do processo de reestruturação produtiva, que aumentou a produtividade do trabalho, barateoumercadorias e inundou o mercado com novos produtos, além de acirrar a competição internacional e, em contrapartida, aprofundar a desigualdade entre regiões, países e continentes, dada a desigualdade na apropriação do conhecimento cientifico e tecnológico.
Sociologia do trabalho nos fornece subsídios teóricos e metodológicos para compreender as transformações do mundo do trabalho e suas consequênciassociais.
A SOCIOLOGIA DO TRABALHO
O objeto de estudo da sociologia do trabalho são as coletividades formadas para realização das atividades de trabalho que, nas sociedades capitalistas, resultam na produção de mercadorias e na prestação de serviços para a satisfação das necessidades sociais, materiais e não-materiais.
A SOCIOLOGIA INDUSTRIAL
Denominação não mais tem sido utilizada. Elton Mayo é,sem dúvida, o sociólogo mais conhecido por ter demonstrado os excessos do taylorismo e do fordismo. Elaborou o conceito da organização informal, dando origem a Escola das Relações Humanas. Assim, Mayo enfatizou a importância dos grupos informais na determinação dos níveis de produtividade do trabalho, ao mesmo tempo em que demonstrava a sua dupla função: servir de apoio emocional para ostrabalhadores e protege-los da organização formal, sobretudo de um supervisor específico, concluindo que a satisfação do trabalhador no ambiente de trabalho depende de sua participação coesa em seu grupo de colegas e na identificação dos propósitos do grupo com os da empresa. A Escola das Relações Humanas exerceu decisiva influência sobre a direção das indústrias ao recomendar uma transformação dasupervisão e da gerência para tentar uma aproximação dos grupos informais e, assim, alcançar eficiência empresarial. Satisfação do trabalho é aqui visto como o princípio da eficiência empresarial.
A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Origem da sociologia das organizações é uma análise weberiana da administração burocrática, sendo suas características definidoras: Regras abstratas/gerais elaboradas comoorientação do comportamento dos membros da administração em suas relações recíprocas; acentuada divisão do trabalho; estrutura desenvolvida de autoridade hierárquica; clara definição dos cargos; acesso aos cargos pela demonstração de capacidade técnica; promoção por mérito ou antiguidade; impessoalidade nas relações entre membros da administração entre si e entre eles e o público, pois toda...
tracking img