Trabalho util e abstrato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é demonstrar como a questão do trabalho útil e abstrato é elaborado por Marx.
O trabalho útil (Concreto) é atividade ou fazer humano criativo-produtivo, seja qual for à sociedade onde se desenvolve, e o trabalho abstrato é um trabalho não auto-determinante no qual toda distinção qualitativa se reduz a quantidade. Para enfatizar a distinção (e porque aconstituição de “trabalho” como algo separado do fluxo geral do fazer é resultado de sua abstração) falaremos de “fazer útil” em lugar de “trabalho útil”.

“ Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e,portanto, da vida humana." Karl Marx.

TRABALHO ÚTIL E TRABALHO ABSTRATO DE KARL MARX

Marx afirmou que o trabalho define os valores de troca, da mesma forma que o tempo de trabalho, para ele, era trabalho simples e homogêneo, ou seja, subtraindo-se as diferenças entre os tipos de processos de trabalho. Isso gerou dois conceitos distintos: trabalho útil e trabalho abstrato.

O trabalho útilanalisava características específicas de processos específicos de trabalho, onde essas qualidades particulares eram necessárias para produzir valores de uso também singulares (de cada mercadoria).

O trabalho abstrato desconsidera essas particularidades e cria valor de troca. Assim, o valor de uma mercadoria significa trabalho humano no sentido abstrato, além de gasto de trabalho humano em geral.Não era apenas o tempo socialmente necessário de trabalho para a produção de uma mercadoria que contava, segundo Marx; mas, também, deveria se considerar as diferenças entre trabalho qualificado (que exigia tempo para adquirir certas habilidades) e trabalho não qualificado (para tarefas mais simples). O cálculo dos valores exigiria que o trabalho qualificado fosse reduzido a um simples múltiplodo trabalho sem qualificação.

“O trabalho qualificado só conta como trabalho simples intensificado ou como trabalho simples multiplicado quando se considera uma quantidade de qualificado igual a uma quantidade maior de trabalho simples. [...] As diferentes proporções (…) são estabelecidas por um processo social despercebido pelos produtores[...]” (MARX)

Partindo da ligação entre o valor detroca e a quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção, Marx mostrou, ao longo de sua teoria, as condições sócio-históricas necessárias para que os produtos do trabalho humano se transformassem em mercadorias.

MERCADORIAS, VALOR DE USO E VALOR DE TROCA

A preocupação de Karl Marx era explicar as relações sociais e a natureza destas entre capitalista e trabalhadores, o queequivale analisar em teoria econômica, a relação entre salários e juros. Isso foi analisado no volume I de O Capital.

O capitalismo, segundo Marx é um sistema em que a riqueza constitui uma “imensa acumulação de mercadorias, com uma única mercadoria como unidade”. Assim, ele define mercadoria como:

1. Algo que, por suas propriedades características, satisfaz às necessidades humanas;
2.Depositário material do valor de troca.

As qualidades físicas particulares de uma mercadoria definem seu valor de uso, no entanto não há relação, para Marx, com a quantidade de trabalho necessário para a apropriação das qualidades úteis de uma mercadoria.

O valor de troca, por sua vez, era expresso em termos monetários, ou seja, quantidade de mercadoria-dinheiro necessária para se obter amercadoria desejada. O dinheiro, nesse ínterim, era considerado uma mercadoria especial (expresso em numerários) e funcionava como equivalente universal de troca. Logo, o uso do dinheiro como instrumento de troca diferenciava as relações de troca monetárias das de troca por escambo, por exemplo. Quando se desejava ter muita riqueza em termos de valor de troca, acumulava-se moeda; por outro lado, quando...
tracking img