Trabalho sobre o mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Platão usa uma metáfora para explicar que a sociedade vive em um mundo irreal, ou seja, no mundo sensível. Vemos e cremos apenas naquilo que queremos,influenciados pela cultura e informações que adquirimos durante nossas vidas, baseadas no senso comum, não na razão.
O mundo que vivemos é a caverna e nossasociedade são como os prisioneiros, que veem nada mais que sombras projetadas e os que estão fora da caverna são os filósofos que conhecem o mundo das ideias,utilizam a razão e com isso adquirem o conhecimento, que é a compreensão do bem e do mal, do belo e da justiça.
Os filósofos são as pessoas mais preparadas paraserem representantes do Estado, pois justamente por conhecerem a verdade, não seriam egoístas, se preocupando apenas consigo mesmo, mas conhecendo a justiça,oque é certo e errado, agiriam em prol da sociedade, sem interesses próprios.
É por isso que aquele que tendo saído da caverna e adquirido o conhecimentodeveria voltar e ensinar oque aprendeu para todos.
A lei não visa o bem estar absoluto de só uma classe de cidadãos, tem de haver uma harmonia entre todas asclasses, seja por persuasão ou pela coação, obrigando a todos a repartir entre si a contribuição que cada uma delas tem e trazer para a coletividade.
Atéquando as pessoas vão continuar alienadas, seja por meio da televisão, das drogas, da internet, se sujeitando ao controle do sistema capitalista por purocomodismo e será que todos estão preparados para sair da caverna? Com certeza não!

Bibliografia: A República. Livro VII, filósofo Platão. Mito da Caverna.
tracking img