Trabalho sobre o Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
CURSO DE PSICOLOGIA
HAENDEL MORAIS DE OLIVEIRA
QUESTIONÁRIO SOBRE: O MITO DA CAVERNA COM RESPOSTAS BASEADAS NO LONGA METRAGEM “O CARTEIRO E OPOETA”
JOÃO PESSOA
2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
CURSO DE PSICOLOGIA
HAENDEL MORAIS DE OLIVEIRA
QUESTIONÁRIO SOBRE: O MITO DA CAVERNA COM RESPOSTAS BASEADAS NO LONGA METRAGEM“O CARTEIRO E O POETA”
Questionário para adquirir conhecimento sobre o curso de psicologia ao centro universitário de João Pessoa no curso de psicologia. Para aquisição de nota naDisciplina de Bases Filosóficas da Psicologia, ministrado pelo Professor Aluízio Lopes de Brito.
JOÃO PESSOA
2014
Questionário Sobre o Mito da Caverna – Respostas baseadas no Longa Metragem “O Carteiro e oPoeta”
1°)O que é a Caverna?
R. A caverna trata-se da ilha na Itália que o filho do pescador Mário Ruppolo vivía, isolado de toda civilização e sem perspectiva alguma de mudança, ou seja, a visão demundo que aquele povo tinha era apenas o que lhe fora projetado naquele povoado. Uma ótica humana totalmente manipulada por uma visão local;dentro da escuridão da caverna.
2°) O que são as sombrasProjetadas no fundo?
R. Há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio da ilha e faz com que as coisas que se passam do lado fora da ilha sejam projetadas como sombras, ou seja, as pessoasdaquele povoado viviam dentro de uma “caverna” e não tinham uma visão e percepção real do mundo exterior.
3°) O que são os grilhões e as correntes?
R. São as manipulações que a sociedade estabelece paraa formação do individuo. No caso de Marío Ruppolo ele foi criado para ser um pescador e seguir a profissão do seu pai, porém o mesmo não se conformou com tais “Grilhões e Correntes” que lhe forampreestabelecidos. Para fugir um pouco das criticas do seu pai,divide seu tempo entre longos passeios; E ao ver uma vaga nos correios,vê a chance de unir seu gosto pelos passeios,a um trabalho longe das...
tracking img