Trabalho sobre o hotel burj al arab nos emirados arabes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hotel Burj Al Arab – Dubai, Emirados Arábes

Escolhi esse hotel chamado Burj Al Arab, nome que significa Torre das Arábias (literalmente), projetado por Tom Wright, porque achei um projeto inovadore revolucionário na arquitetura contemporânea. Ele está localizado no Golfo Pérsico e foi construído numa ilha artificial; seus materiais, os principais aço estrutural e vidro, definem a sua estéticae sua forma incomparável que imita a vela de um barco. Uma das construções mais caras do mundo, o hotel sete estrelas representa muito bem a Dubai futurista, refletindo a herança marítima do país eassemelhando-se a uma vela de um dhow (barco árabe), além do que, torna-se um ícone do mesmo. Sua estrutura desafiadora e sua forma luxuosa e atraente combina muito bem cor e luz, se adequandoperfeitamente a sua função, que no caso é uma função habitacional turística de classe nobre, atraindo assim milhares de turistas de todas as partes do mundo.

A foto abaixo mostra o primeiro esboço feito emum guardanapo de papel pelo arquiteto Tom Wright como projeto para o hotel:

O cliente, o Sheik Said Khali, tinha dito para Tom Wrigh que queria um edifício que se tornasse ícone ou símbolodeclarado de Dubai, e então começou a ser construído:

Função Sintática: O Burj Al Arab é uma estrutura ícone que tem uma ótima relação com teu entorno já que Dubai é conhecida mundialmente como umacidade “moderna” e nada mais moderno que o hotel, que revoluciona no uso dos materiais e na estrutura. A cidade também impressiona pela “coleção” de arranha-céus e largas avenidas, e uma obra magníficacomo essa combina perfeitamente como toda essa tecnologia e globalização. Apesar, que se for comparar Dubai com uma outra parte da cidade, logo se percebe a diferença e o impacto que o edifício causa nanatureza, e por isso ele foi desenvolvido para simbolizar a transformação urbana em Dubai.

Função Semântica: O hotel representa inovação; mas, além disso, representa também privacidade, proteção...
tracking img