Anorexia e bulimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A anorexia é uma perturbação alimentar e psicológica que consiste, essencialmente, na persistência em manter o peso corporal abaixo do normal. Este tipo de distúrbio conduz a uma percepção distorcidado próprio corpo, que leva a pessoa a ver-se como gorda. Quando não consegue manter restrição da comida, inicia episódios de sobrealimentação, entrando num ciclo vicioso no qual aumentam o medo deengordar e o desejo de emagrecer. Assim, recorre ao excesso de exercício físico, uso de laxantes e provocação do vomito (bulimia) para perder peso.
Bulimia é um transtorno alimentar caracterizado porperíodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietasinadequadas.[1] Se diferencia da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e estar mais associado a depressão maior, enquanto a vítima de anorexia nervosaestá mais associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.
ADOLESCENTES
EM MAIOR RISCO

Não há uma única causa para explicar o desenvolvimento daanorexia e bulimia. Contudo, a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estão fortemente associadas à ocorrência destes distúrbios. A comunicação social éuma das causas dos transtornos alimentares, visto que impõe o estereótipo em que a magreza é um factor essencial para o sucesso social e económico.
As adolescentes são o grupo de maior risco. Noentanto, há casos de todas as idades, de ambos os sexos. As principais consequências da anorexia e bulimia são alterações ao nível cardiovascular, gastrointestinal, depressão, fadiga e comportamentoobsessivo-compulsivo. Em casos mais graves, estes problemas alimentares conduzem mesmo à morte.
Alunas da Escola Secundária Adolfo Portela, na disciplina de Área-Projecto, estamos a desenvolver um...
tracking img