Trabalho sobre uml - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância de utilizar UML para modelar Sistemas: Estudo de Caso.

João Maria Filgueira
Mestre em Análise de Sistemas
Professor do CEFET-RN
Welbson Siqueira Costa
Aluno do CEFET-RN no curso superior Tecnologia em Informática
Link: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/6p10c.html

Este artigo tem como escopo principal expor a importância e vantagens da utilização da UML para modelagem edesenvolvimento de sistemas. Em princípio é ressaltada a relevância da análise para se construir softwares. Posteriormente discorre-se sobre o uso da UML para entender um problema, propor uma solução e auxiliar na implementação da solução. Depois é mostrada uma pequena parte de um estudo de caso de uma aplicação comercial, que foi modelada através da UML.
1. Introdução
Antes de construir umsoftware que represente um sistema real, deve-se ter um amplo conhecimento do domínio deste sistema, ou seja, deve-se analisá-lo. A análise será bastante proveitosa se resultar na construção de modelos, pois eles permitem que se tenha uma interação com o problema e conseqüentemente o seu inteiro conhecimento. Segundo Rumbaugh et al. (1997), isso se deve ao grau de abstração que os modelos apresentam,pois modelos são uma representação simplificada de algo real. Eles levam as pessoas que os desenvolveram a focalizar suas atenções em partes relevantes do problema, deixando detalhes de implementação de lado. Essa característica é bastante importante, já que a mente humana tem dificuldades de entender complexidades, mas fazendo o uso de modelos pode-se dividir o problema em partes mais simples atése chegar a sua total compreensão.
A modelagem não só servirá para entender o sistema e visualizar como ele deverá ser ou se comportar, mas também seus modelos serão os guias na implementação do projeto e serão usados para a documentação do resultado final.
Os modelos permitem que erros sejam visualizados antes da codificação do software, por isso reduzem os riscos de implementação. É evidenteque sistemas extremamente pequenos estão submetidos a riscos bem menores que sistemas maiores. Mas não se deve pensar que esses pequenos sistemas não necessitem de modelagem, pois, segundo Rumbaugh et al. (2000), há uma tendência natural de que sistemas pequenos se transformem em algo complexo ao longo do tempo. Dessa maneira, uma documentação produzida por uma modelagem seria de grande valia emalterações futuras desse sistema.
Para fazer bons modelos deve-se utilizar uma linguagem de modelagem que seja dotada de diagramas que permitam a representação de sistemas simples ou complexos sob as diferentes visões, pois isso facilita o entendimento e padroniza a comunicação e a organização do problema.
A UML vem-se tornando um padrão para modelagem de sistemas orientados a objeto (Larmann,2000). Esta linguagem é caracterizada por seus nove diagramas que permitem visualizar um sistema sob diferentes perspectivas
Modelando Sistemas com UML
A primeira fase na construção de um sistema é a sua compreensão, que será mais facilmente concebida se for auxiliada por modelos. Mas é importante evidenciar que nunca existirá um só modelo que represente a totalidade de um sistema. Na verdade amodelagem consiste na produção de um conjunto de modelos que se inter-relacionam e individualmente representam o sistema sob determinadas perspectivas. É o caso, por exemplo, da Linguagem de Modelagem Unificada – UML, segundo a qual, um problema pode ser modelado de acordo com várias visões: a visão dos casos de uso, a visão de projeto, a visão do processo, a visão da implementação e a visão deimplantação. Para representar o sistema sob as várias visões a UML dispõe de nove diagramas, notações gráficas: diagrama de classes, diagrama de objetos, diagrama de componentes, diagrama de implantação, diagrama de caso de uso, diagrama de seqüência, diagrama de colaboração, diagrama de estados e diagrama de atividades. Segundo Furlan (1998), os diagramas da UML possuem uma notação padrão e bastante...
tracking img