Trabalho sobre sig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Alexsander dos Santos Maidana










ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL














Porto Alegre
2012
RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos sobre o ERP – Enterprise Resource Planning ou Sistema Integradode Gestão Empresarial – SIGE, sistema desenvolvido para o controle dos processos em vários setores das organizações que necessitam de um controle sistemático de suas informações.
Para tanto, o estudo tem como meta apresentar de forma bastante objetiva as principais definições e características do sistema ERP, sua evolução histórica, as vantagens e desvantagens para a empresa naimplementação de um sistema ERP e os impactos deste na organização. Todos estes aspectos embasados em conceitos e teorias sobre o tema em questão.


Palavras-chaves: Sistema ERP, Enterprise Resource Planning, Tecnologia da Informação.
















































SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1DEFINIÇÕES DO SISTEMA ERP 5
2.1.1 Objetivos 6
2.1.2 Exemplos de Sistemas ERP 7
2.2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA ERP 7
2.3 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ERP 8
2.3.1 Estrutura do ERP 8
2.3.2 Módulos 9
2.3.3 Parametrização 10
2.3.4 Customização 10
2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS 12
2.4.1 Vantagens 12
2.4.2 Desvantagens 13
2.5 IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃODO SISTEMA ERP 14
2.5.1 Aimportância de um ERP nas empresas 14
2.5.2 Custo x Benefício 14
3 CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA 16












1 INTRODUÇÃO

Atualmente, em diversas organizações, os sistemas utilizados ainda refletem a falta de integração entre os processos empresariais, o que existe é apenas o interfaceamento e não a integração, atendendo aos processos de uma forma precária. E, para agravar asituação, na maior parte dos casos estes sistemas encontram-se tecnologicamente desatualizados e em plataformas diferentes.
Mas, os sistemas de informação estão numa evolução contínua e a tendência é não apenas visualizar a empresa isoladamente, mas toda a sua cadeia de suprimentos para assim realizar um planejamento estratégico e tático do negócio. O investimento em tecnologia tem aumentadosignificativamente e o ponto alvo deste investimento é um sistema que coloque em sincronia todos os processos de uma empresa. Esta sincronia é obtida com a implantação de um ERP.
A sigla ERP significa: Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. Os ERPs são sistemas desenvolvidos para o controle de vários departamentos e processos de uma organização. No Brasil,inúmeras companhias estão implantando ou já trabalham com um ERP. Primeiramente as grandes empresas adotaram a ferramenta, mas hoje o mercado destes sistemas já está alcançando empresas de menor porte.
A implantação do ERP é um projeto caro e demorado, em função da complexidade dos processos e operações da empresa, do seu porte, e do escopo de implantação. Os softwares ERPs possuem uma grandecomplexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral. Mas, os benefícios alcançados com este sistema são visíveis e o sistema de gestão integrada ERP destaca-se como ferramenta essencial para a continuidade das operações das empresas, e para o seu gerenciamento.











2. REFERENCIAL TEÓRICO


Este capítulo apresenta os referenciaisteóricos que embasam o estudo. Inicialmente apresentam-se as definições do sistema ERP, objetivos e exemplos de sistemas. Na sequencia a evolução histórica do ERP, as características do sistema e sua estrutura, as vantagens e desvantagens e finalmente o impacto que o ERP trás para as empresas.


2.1 DEFINIÇÕES DO SISTEMA ERP

Laudon e Laudon (2004) definem sistema de informações como...
tracking img