Trabalho de sig sobre nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do trabalho de SIG sobre Nanotecnologia.
Inicio do trabalho
Qual o tamanho do negócio nanotecnologia


Há varias previsões para o mercado global da nanotecnologia envolvendo a produção e a comercialização de produtos e equipamentos. Das mais a menos otimistas, todas convergem para o valor de mais de um trilhão de dólares em 2015. Os mais otimistas chegam a falar em 3,5 trilhõesem 2015, como é o caso de Josh Wolfe, da lux Capital (empresa com foco voltado nas ciências físicas e da vida - USA). Segundo a lux, o mercado global da nanotecnologia faturou, em 2007, cerca de US$146,4 bilhões de dólares.
Existem no mundo, mais de 60 iniciativas nacionais voltadas para a área. Segundo o governo americano, de 97 a 2005 aproximadamente 18 bilhões foram investidos globalmente emnanotecnologia. São poucos os negócios no mundo que apresentam números tão elevados. É difícil não se convencer de que a nanotecnologia é, além de uma grande plataforma tecnológica, uma interessante oportunidade para as empresas. É muito difícil saber exatamente quantos produtos obtidos por nanotecnologia ou que contém nanotecnologia estão sendo comercializados atualmente no mundo. O projeto PEN(Project on Emerging Nanotechnology) da Woodron Wilson – EUA, vem reportando desde 2005 informações voluntarias dos fabricantes. Em 2005, o número de produtos informados era de 54. Passados cinco anos, já ultrapassam 1.015. Mantida essa tendência, em 2011, são esperados cerca de 1.500 produtos. A categoria onde aparecem mais produtos é a “Saúde e Fitness”.
A história começa no século V a.c., comLeucipo de mileto, filósofo grego que definiu que tudo seria composto de partículas minúsculas indivisíveis e invisíveis a olho nu, os então chamados átomos. No decorrer do tempo houve diversos estudos e trabalhos desenvolvidos na escala nano.
O termo “nanotecnologia” foi citado pelo Professor da Tokyo Science University[->0], Norio Taniguchi, em 1957. Desde então acontecimentos importantespermitiram a percepção da relevância da nanotecnologia. Porém, somente a partir dos anos 80 é que foi possível manipular isoladamente as nanopartículas.


Nanomedicina
Imagine um exército de robôs com proporções microscópicas entrando em seu corpo para atacar células cancerígenas, destruir bactérias e vírus, inserir medicamentos em células específicas, desobstruir artérias e realizar cirurgiasminimamente invasivas. Sabemos que a nanotecnologia é alvo de pesquisas em muitos países por ser um assunto surpreendente e que pode solucionar muitas situações que hoje, ainda não possuem solução.
Um ramo da nanotecnologia fantástico e que desperta muito a atenção é a nanomedicina que, nada mais é que a junção da nanotecnologia com a medicina usando partículas manométricas para desvendar doenças etratá-las. As pesquisas idealizadas consistem em introduzir nanorobôs ou nanopartículas (por serem nano, são muito menores que as próprias hemácias do sangue humano) no corpo humano, via oral ou injetável, na tentativa de tratar possíveis doenças difíceis de tratar o que hoje não tem cura desvendada, como a AIDS e alguns tipos de câncer.
De acordo com um documentário da Discovery Chanel, com otítulo “Viagem pelo Corpo Humano”, as pesquisas nesse ramo estão sendo feitas e patrocinadas pela NASA, que planeja viajar a Marte no ano de 2020 e manter os astronautas por três anos em órbita. Os nanorobôs serviriam para tratar possíveis doenças que possam aparecer neles, sem precisar de tratamento médico.
Entre as possíveis aplicações da nanomedicina estão tratamentos de problemascardiovasculares, diabetes, mal de Alzheimer, eliminação de pedra nos rins etc.




Nanoinjetores
Nanorrobô vagando pelo sistema sanguíneo, para injetar substâncias e capturar amostras de sangue para testes.

Faxineiros
A ilustração mostra um nanorrobô acoplando-se à superfície do tecido pulmonar com o objetivo de retirar impurezas do pulmão.

Mas o que...
tracking img