Trabalho sobre paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação entre educação e comunicação – Dialogicidade

Cleidiane Cristine Gomes

De acordo com a teoria freiriana a dialogicidade se apresenta como um dos eixos principais, o ato dodiálogo, apesar de simples prática da liberdade se compromete com várias áreas da vida.
Segundo Paulo Freire o diálogo é um ato de suma importância “A construção do conhecimento se faz através dodiálogo”.
É necessário propor sempre, o desafio de manter uma postura dialógica e crítica ao mundo, para fazer aos sujeitos se comprometerem a assumirem-se enquanto seres epistemologicamentecuriosos diante dos fatos, realidades e fenômenos que constituem seu próprio mundo.
“O conhecimento é a construção coletiva mediada dialogicamente, que deve articular dialeticamente a experiência davida prática com a sistematização rigorosa e crítica. O processo de construção do conhecimento implica uma relação dialógica.” (FREIRE, 1977; 1983).
O diálogo é a essência do processo educativo, poissem diálogo não há educação. A educação é um processo criador e recriador, onde todos ensinam e aprendem juntos. Aqueles que se abrem ao diálogo recebem o novo e possuem sempre algo a interpretar,descobrir, aprender, dizer, compartilhar. Estão sempre prontos a questionamentos e não possuem medo de ameaças e conflitos, quanto mais conversa, mais o dialogo aumenta e ainda mais sente curiosidade, eesta não se esgota.
O diálogo apresenta-se como elemento constitutivo e imprescindível na perspectiva educacional gnosiológica. É mister compreender que a referida categoria não pode serreduzida à simples conversação. É preciso compreendê-la como fenômeno humano e se constitui de ação e reflexão.


[...] o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontroem que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tão...
tracking img