Trabalho sobre Paulo Freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da tecnologia no ensino de biologia

O trabalho apresenta uma discussão sobre problemas cruciais que envolvem o ensino de biologia em nossas escolas (ensino médio). A partir da análise de entrevistas realizadas com docentes da área, são apontados diversos aspectos que deveriam merecer atenção especial. Entre eles destacam-se: a questão dos conteúdos, a metodologia de ensino, aausência de análise reflexiva sobre as ações pedagógicas, a falta de contextualização e a diminuição do número de aulas reservado à disciplina. Eliminar as debilidades presentes no ensino da área é uma necessidade premente, condição essencial para colocação da biologia como disciplina que contribua realmente para a formação da cidadania. 



1. Considerações iniciais
    As avaliações formais einformais já realizadas sobre o ensino desenvolvido em nossas escolas denotam com clareza a ineficiência dos processos usuais de ensino, caracterizando um quadro desolador que exige a busca de alternativas. Segundo Saviani (1991)[1], dissemina-se e se aprofunda a consciência de que a educação vive uma crise de amplas proporções.
    Há também, a necessidade de considerarmos que muito pouco setem feito de concreto para melhorar a qualidade do ensino, sobretudo o ensino público "ofertado" à população. Como bem afirma Gatti (1997):
Apesar dos discursos, a educação básica sempre foi "área menor" das políticas. Nos discursos, a primeira; nas ações efetivas, a última, com pouquíssimas exceções. (...) O resultado está aí: analfabetismo funcional em todos os níveis, formação de várias geraçõescomprometidas por baixa inserção cultural. 
 
    É inevitável que essa crise de proporções estruturais, reflexo da própria crise instalada no seio da sociedade contemporânea, tenha seus desdobramentos na área relativa ao ensino das ciências (matemática, física, química e biologia). Como aponta Barros (1998), é uma ironia constatar que no estágio avançado do conhecimento científico a quechegamos, encararmos uma crise na educação das ciências.
    A mencionada autora apresenta observação feita por Shamos (1995), avaliando a ciência ensinada na escola e caracterizando-a como: "semântica, vocabulários sem correspondência conceitual e, na pior das hipóteses, o sentimento de conhecer alguma coisa sem o comprometimento de uma compreensão de que se trata".
    Várias pesquisas apontam osproblemas do ensino na área das ciências, caracterizado pela apresentação do conhecimento científico como conhecimento fragmentado, factual, já construído, não modificável, memorístico e permeado de ideologias, acabando por não levar os estudantes à compreensão do significado da ciência, suas limitações e seu potencial de ação sobre a sociedade como um todo (Cicillini, 1997; Razera, 1997; Barros,1998).
    Paradoxalmente, nas últimas décadas intensifica-se um processo que exige da escola uma nova postura diante das exigências forjadas pelo "mundo moderno"[2].
    De um lado, a consolidação da democracia, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem uma nova escola, viabilizadora de um processo de formação alinhado com essa nova perspectiva,imposta por uma sociedade em constante mudança e, onde o mercado de trabalho, altamente volátil e competitivo, requer profissionais que acumulem múltiplas competências e habilidades, tendo na formação continuada a garantia de permanente reciclagem e atualização dos seus conhecimentos.
    Do outro lado, necessitamos de uma educação que tenha condições objetivas para instrumentalizar os aprendizesvisando o exercício da cidadania, condição essencial para que ocorra a (re) construção da sociedade em bases igualitárias (Teixeira, 2000).
    No campo do ensino das ciências, parece-nos que a tendência é a abordagem das disciplinas envolvidas na área, com o objetivo de dar cultura geral, para que os estudantes compreendam e se interessem por assuntos relacionados às aplicações e à utilização da...
tracking img