Trabalho sobre origem da familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da família é uma questão que por vezes ‘paira’ em nossos pensamentos. Quando surgiu, como surgiu, qual a origem, etc. A família é a unidade básica da sociedade e é formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços afetivos. Este é o conceito básico do que é família, mas a origem do termo vem de séculos atrás. Família é um grupo de pessoas que representa uma parte dasociedade e influencia e é influenciada por outras pessoas ou instituições.
Ela vem passando por várias modificações em virtude das mudanças no seu contexto sociocultural, inclusive as influências psicológicas e biológicas dos seres que a compõem.
Nas famílias do século XX, as denominadas nucleares predominava a hierarquia onde o homem detinha o poder controlador, era ele quem trazia o sustentode todos. A relação entre a família era de modo frio sem afeto, carinho e muito menos dialogo considerando que na época o homem era formado para ser mais racional, e menos emocional, no qual dificultava o relacionamento afetivo, principalmente para com os filhos, a mulher era frágil e submissa, cabendo a ela o papel de esposa, afazeres domésticos e cuidados para com os filhos.
Com o passar dotempo à família deixou de conviver em grandes grupos para aos poucos se individualizar, fortalecendo seus laços. Nessa trajetória muitos foram os motivos que uniram a família. Na Antiguidade houve épocas, como o estado selvagem, onde era a busca pela sobrevivência que unia a família. No entanto, com sua evolução o que realmente passou a uni-la foi a religião.
Apos meados da década de 50 e 60 houveum aumento das questões de gênero, onde se passou a dar mais valor para o individuo, independente de gênero, e/ou status. A diferença entre homem e mulher ainda continua sendo mantida cada um com seu papel assim não interferindo na relação de mando.
O conceito de gênero implica em uma relação, isto é, na nossa sociedade o masculino e o feminino são considerados opostos e também complementares.Para as sociedades o masculino e feminino tem valores diferentes. Na maioria das vezes o que é masculino tem mais valor, assim as relações de gênero produzem uma distribuição desigual de autoridade, de poder e de prestigio entre as pessoas de acordo com seu sexo, é por isso eu se diz que as relações de gênero são relações de poder.
Em 1934 é garantida a mulher o direito ao voto mesmo muitas sendoanalfabetas. Outro fator importante foi em 1943 que foi quando houve um grande avanço, pois a mulher passou a ter o direito de trabalhar fora, de fazer escolha sobre quando ter seus filhos, escolha essa que se caracterizou apos o surgimento da pílula anticoncepcional desde que ela continue cumprindo com suas responsabilidades para com a família. Com certas liberdades à mulher acaba tendo que alémde cumprir seus afazeres diários, passa também a ter responsabilidade de ajudar nas condições financeiras da casa. Ressaltamos que a família nuclear está cada vez mais extinta dando origem a novos arranjos familiares.
As novas interferências vêm modificando a família em todo o contexto principalmente nos seus valores. Com a mudança na necessidade econômica a mulher passou a trabalhar fora paraaumentar a renda familiar, sendo assim com a saída dos pais para exercer suas atividades profissionais, sentido a necessidade de deixar seus filhos com terceiros, desta forma a família vai se modificando pelas interferências externas.
A família é considerada um dos principais agentes de socialização e da reprodução de valores e padrões culturais dos indivíduos, reprodutoras das representaçõessociais, que justificam e orientam diversas práticas familiares e sociais.
Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares, a família nuclear deixou de existir e passou a existir as chamadas monoparetais e outras diversas nomenclaturas, que classificam os diversos tipos de famílias existentes.
Na atualidade a família deixa de ser aquela constituída unicamente por um casamento...
tracking img