As diferentes formas de se fazer história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Hoff, G.
História do Brasil Contemporâneo
Jornalismo

As diferentes formas de se fazer História
“Narradores de Javé” (2001, direção de Eliane Caffé) narra a trajetória de um vilarejo do sul da Bahia, chamado Javé, e seus habitantes. Retratados de forma peculiar, os moradores são, em sua maioria, analfabetos. Com poucasambições e conhecimentos, eles vivem amparados nas lembranças que possuem – ou inventam – do que um dia foi a gloriosa descoberta e os primeiros momentos do vale. E todas estas lembranças são passadas, de geração em geração, na forma oral.
Na trama, a comunidade passa pela difícil situação de tentar salvar o vale de ser submerso pelas águas, conforme determinou um projeto do Governo do Estado daBahia. A ideia de construírem uma represa no local, visando o progresso do estado, não é bem recebida pelos moradores, que passam a procurar maneiras de parar o projeto. A solução encontrada é juntar todas as lembranças dos moradores e escrever a História de Javé em um livro, de modo a resgatar a cultura e identidade do vilarejo, fazendo com que ele se torne patrimônio oficial do país e sejatombado. Eles acreditam que, registrando a história da aldeia, esta passará a compor o quadro sociocultural do país.
Eles recorrem, em última instância, a Antônio Biá, o único habitante letrado. Depois de ter difamado toda a população através de cartas para conseguir manter o fluxo de cartas ativo em Javé e, consequentemente, o emprego de carteiro, Biá havia sido banido do círculo social do vale. Achance de Biá redimir-se é imposta através de sua nova obrigação: é ele quem terá que ouvir os habitantes e transcrever as histórias.
A partir deste ponto, o filme, que tem como tema a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a importância destas na formação da identidade de uma civilização, toca em alguns pontos comuns à nossa própria história. Antonio Biá passa de vilão para herói,ficando encarregado de salvar toda a aldeia da catástrofe que se aproxima. A História Brasileira também se utiliza destes elementos romantizados, como bandidos, mocinhos e donzelas.
Um bom exemplo é a Inconfidência Mineira e Tiradentes. Apesar de nunca ter existido registros e provas concretas do feito ou da existência de Tiradentes, ele foi imortalizado como o mártir que lutou bravamente contraa opressão do governo português no período colonial durante a Inconfidência Mineira e que acabou morrendo pela pátria.
Outro ponto em comum está na maneira como os personagens contam a história. Os moradores de Javé divergem o filme todo sobre a verdadeira versão da descoberta do vale, pois cada um narra o episódio como lhe convém, exaltando seus antepassados e dando asas à imaginação. Uma daspersonagens chega a negociar seus serviços de barbeiro com Biá, para que este a coloque no livro, inventando uma história qualquer. E o próprio escritor é a favor de “florear” suas anotações, de modo a ficarem mais interessantes, e justifica que a linguagem escrita deve ser diferente da linguagem falada.
Fatos muito semelhantes ocorreram no Brasil, durante o século XIX, quando teve inicio osurgimento político do Brasil independente. A preocupação e a necessidade de se registrar a história antiga e moderna do Brasil fizeram com que fosse fundado o IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A partir de 1840, o Imperador e a elite brasileira comprometeram-se ainda mais com o projeto e foi realizado um concurso, que contemplaria quem apresentasse um plano para escrever a históriaoficial. Todavia, as reais intenções de D. Pedro II eram que a nossa história oficial fosse organizada de acordo com os interesses do Império e da elite do século XIX. O IHGB desejava criar a História do Brasil destacando suas grandes personagens e heróis, de modo a transformar a história em uma literatura épica e criar um sentimento de nacionalidade. O que o Imperador queria era a consolidação de...
tracking img