Trabalho sobre microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microscopia

Microscópio, um aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. Sua invenção se deve inicialmente com o fabrico das primeiras lentes óticas, através do polimento do vidro, pelo fiorentino Salvino d´Armati, em 1285. Mas a ideia de combinar lentes para aumentar a imagem de objetos menores foi de Hans Janssen e seu filho Zacharias Janssen fabricantes de óculos, em 1591. Elesutilizaram duas lentes de vidro montadas na extremidade de um tubo.
No século XVII, o holandês Anton von Leeuwenhoek desenvolveu um microscópio muito mais aperfeiçoado, utilizando apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre. Este foi o grande arco da ciência, com isso ele pode observar os glóbulos sanguíneos, bactérias, protozoários e muitas outras estruturasmicroscópicas.
Algum tempo depois das descobertas de Leeuwenhoek, Robert Hooke construiu um microscópio muito mais poderoso, um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal, sendo conhecido como microscópio composto, ajudando ainda mais nas pesquisas ciêntificas.
Hoje em dia existem vários tipos de microscópios, podendo ser ópticos, onde apresentam um sistema de lentes queamplia a imagem do objeto observado. Eles podem ser mono ou binocular. Os melhores microscópios ópticos são aqueles em que a imagem é ampliada com o auxílio da luz que atravessa o objeto, aumentado a imagem cerca de 2 mil vezes; e também os eletrônicos que são instrumentos sofisticados de pesquisa, são muito grandes e conseguem imagens mais ampliadas em até 400 mil vezes.
Algumas modalidades deobservação em microscópios ópticos:
1.Campo claro 2. Contraste de fase 3.Polarização 4.Fluorescência 5.Confocal a laser

1.Campo claro: todo os microscópios funcionam com campo claro. É utilizado para observação de materiais corados, geralmente entre lâmina e lamínula.
.
2.Contraste de fase: baseia-se nos princípios físicos da difração da luz. Este microscópio é dotado de um sistema ópticoespecial que transforma diferenças defase dos raios luminosos em diferenças de intensidade. Assim, as diferenças de fase, para as quais o olho não é sensível, tornam-se visíveis, pois são traduzidas em diferenças de intensidade luminosa, facilmente perceptível. O microscópio de contraste de fase pode ser usado de modo que as estruturas celulares apareçam escuras (fase positiva) ou claras (fasenegativa).

3.Polarização: é utilizado na observação de materiais que sejam birrefringentes (estruturas anisotrópicas, com índices diferentes de refração como músculo, ossos,celulose, fibras, cabelos, cristais, etc.). O microscópio de polarização possui dois prismas: um polarizador e outro analisador. A luz ao penetrar em estruturas como as citadas se desdobra em duas. O prisma deixa passar umadas vibrações luminosas mas não a outra, de modo que as estruturas que forem isotrópicas serão canceladas e no seu lugar ficará escuro. As estruturas birrefringentes (anisotrópicas) produzirão um tipo de vibração luminosa que passará, ficando brilhante.Somente as estruturas birrefringentes aparecerão brilhantes, ficando o restante do material escuro.

4.Fluorescência: este microscópio é semelhantecom o convencional, exceto por apresentar um sistema diferente de iluminação e jogos de filtro – um que filtra a luz antes da mesma alcançar o material e outro que filtra a luz emitida pelo mesmo. O espécime a ser estudado deve ser previamente marcado com algum composto fluorescente. Somente a luz emitida pelo objeto é observada, ficando desse modo brilhante com fundo negro. O microscópio ópticode fluorescência trabalha com sistema epi-iluminação.

5.Confocal laser: possui uma série de peculiaridades que prime observar material espesso, sem corar, vivo ou não, pois focaliza diferentes planos focais, obtendo-se cortes ópticos. Ele trabalha, geralmente, com o mesmo tipo de sistema óptico usado pela florescência convencional, com a diferença que neste, todo o campo fica iluminado...
tracking img