Trabalho sobre deteronomio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Educacional Evangélico do Centro-Oeste
Curso Superior Livre em Teologia
Aluno: Francisco Leonardo Rocha de Souza
Professor: Luiz Lima



10 de Março de 2013 Planaltina Goiás – GO
Introdução

Deuteronômio é o quinto livro do Pentateuco identifica o conteúdo do livro de Moisés. Como Gêneses é a introdução do Pentateuco Deuteronômio é a conclusão do Pentateuco.
Contém osdiscursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. O nome é de origem grega e quer dizer segunda lei ou repetição da lei.
Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em conseqüência do amor .
Também é enfatizado o "caminho da bênção e da maldição", no qual Deusprevine o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, Ele se arrependeria e perdoaria o povo, ou então exigiria um sacrificio de sangue, em geral a morte de quem "pecou" contra Ele ou Israel, e em seguida, após tal sacrifício, o restante do povo seria perdoado.

Antigo Testamento(Pentateuco) Livro de Deuteronômio
O livro de Deuteronômio contém uma mensagem dinâmica para o povo de Deus. Depois de vagarem pelo deserto por 40 anos, os filhos de Israel achavam-se então as portas da Terra da Promessa.
O povo de Israel estava na planície de Moabe que fica ao leste do rio Jordão onde Moisés dá conselhos a cerca de como eles procederiam dali em diante.
Moisés foi movidopoderosamente pelo Espírito de Deus a exortar Israel a mostrar obediência e fidelidade. Através do livro inteiro, ele enfatiza que Deus é o Senhor Altíssimo, que exige devoção exclusiva e deseja que seu povo ‘o ame de todo o coração, de toda a alma e de toda a força vital’. Ele é “o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e atemorizante, que não trata a ninguém comparcialidade, nem aceita suborno”. Ele não tolera nenhuma rivalidade.
Obedecer a Deus significa a vida, desobedecer significa a morte. A instrução de Deus, dada em Deuteronômio, era precisamente a preparação e o conselho que Israel necessitava para as tarefas gigantescas à frente. É também a espécie de admoestação que necessitamos hoje, para que continuemos a andar no temor de Deus,santificando o seu nome no meio de um mundo corrupto.
Fala também sobre a promessa dada ao patriarca Abraão, a multiplicação daquele povo conforme Deus havia prometido, multiplicá-los como as estrelas do céus. Moisés manda Israel ir tomar posse da terra prometida a seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó. Relembra como Deus, no início da viagem pelo ermo, coordenou a atividade desta comunidadeteocrática, fazendo com que Moisés selecionasse homens sábios, discretos e experientes para agirem como chefes de grupos de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.
Moisés lhes faz lembrar agora o pecado de rebelião que cometeram, quando deram ouvidos ao relatório dos espias que haviam voltado de Canaã e queixaram-se, dizendo que Deus os odiava por tê-los tirado do Egito, segundo o acusaram, só para osabandonar às mãos dos amorreus. Por demonstrarem falta de fé, Deus declarou àquela geração má que nenhum dentre eles, exceto Calebe e Josué, veria aquela boa terra.
Moisés assegurou a Josué que Deus lutaria por Israel do mesmo modo, para derrotar todos os reinos. Após passar ao povo, tudo o que eles deveriam fazer para tomarem posse da terra prometida, Moisés ora e pergunta a Deus se elepoderia de alguma forma entrar na boa terra, além do Jordão, mas Deus recusa isto, dizendo-lhe que comissionasse, encorajasse e fortalecesse a Josué.
Isto serviu para o povo de Deus como aviso contra o desobedecer ao Senhor. O Senhor corrigiu Moisés, seu filho, mas também demonstrou a sua compaixão quando deixou Moisés subir lá em cima do monte de Pisga para ver a terra prometida de longe.
Moisés...
tracking img