dispensacionalismo Nathan Pitchford

15387 palavras 62 páginas
Dispensacionalismo
(Lista de Passagens da Escritura)

Autor: Nathan Pitchford
Tradutor: Marcos David

Monergismo.com

DISPENSACIONALISMO
LISTA DE PASSAGENS DA ESCRITURA POR CATEGORIA

Introdução
O Dispensacionalismo é basicamente o método de interpretação das Escrituras que vê dois povos de Deus distintos, com dois destinos distintos: Israel e a Igreja. Em várias formas e entre vários grupos, essa idéia tem uma influência abrangente – mas ela é bíblica? O que segue é uma lista selecionada de dogmas que muitos dispensacionalistas contemporâneos famosos defenderiam, e uma lista de passagens da Escritura que aborda esses dogmas. A lista de distintivos representa um amplo segmento do ensino popular dispensacionalista; contudo, de forma alguma o Dispensacionalismo é uma entidade monolítica, e muitos dispensacionalistas professos, particularmente na escola Progressiva, não adeririam a muitos de seus pontos.
1. A Igreja não é a continuação do povo de Deus do Antigo Testamento, mas um corpo distinto nascido no Dia de Pentecoste.
2. A Igreja nunca é igualada com Israel no Novo Testamento, e os cristãos não são judeus, nem o verdadeiro Israel, etc.
3. As profecias feitas a Israel no Antigo Testamento não estão sendo cumpridas na
Igreja, nem jamais serão.
4. A Igreja não participa do Novo Pacto profetizado no Antigo Testamento; ele é para o Israel étnico, e será estabelecido num reino milenar futuro.
5. Os santos do Antigo Testamento foram salvos pela fé somente, com base na obra de Cristo no Calvário somente; contudo, o objeto de sua fé não era Cristo, mas sim a revelação peculiar à dispensação deles.
6. Os santos do Antigo Testamento não sabiam da vindoura “Era da Igreja”, da ressurreição de Cristo, ou basicamente, do que chamamos hoje de evangelho.
7. Quando Jesus veio à Terra, ele ofereceu aos judeus um reino físico, mas eles rejeitaram-no. 8. Quando Jesus proclamou “o evangelho do Reino”, essas eram as novas sobre como os judeus étnicos poderiam entrar e encontrar

Relacionados