Trabalho sobre contrato de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISA

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PESQUISA SOBRE CONRATO DE TRABALHO

Patricia Aparecida de Jesus Passos

RA.2180821

Registro-SP

2011

UNISA

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

Patricia Ap. De Jesus Passos

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PESQUISA SOBRE CONRATO DE TRABALHO

Curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

Profª Thaís M. MendesRegistro-SP

2011

RESUMO

Iniciamos o estudo de pesquisa através da Internet e para iniciar o assunto precisamos entrar um pouco na História do acontecimentos de nosso País desde o período da escravidão até chegarmos no trabalhador nas épocas atuais, passando por Getulio Vargas e a criação da CLT.
Reparem que, até hoje, continuam existindo osvínculos trabalhistas do passado.
Nos dias atuais, principalmente devido a globalização (pelo menos muitos atribuem a isso), não basta ter uma carteira de trabalho, um estudo, boa formação acadêmica, ou mesmo uma grande bagagem profissional.
Para disputar as oportunidades do mercado de trabalho - seletivas e extremamente competitivas - que são poucas diante do crescentenúmero de candidatos, é necessário MUITA SORTE, e um MARKETING PESSOAL E PROFISSIONAL bastante agressivo.

1.
- Um pouco sobre a história do trabalho

1.1 O início

No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia.
Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias(escambo), como uma espécie de troca.
Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.

1.2 O trabalho escravo

Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuidos trabalhos sem remuneração, e em geral sequer recebiam em contrapartida,moradia e alimentação para a sua subsistência.
Predominavam os deveres do trabalhador, sem direito algum.

.1.3 O contrato de trabalho

No século XX, foi instituido o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados.
Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuiçõese salários.

1.4 - A CLT:

No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo -terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros.
Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente.

Notas:
05/07/1962 - Introduzido o 13º salário
13/09/1966 - É criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

1.5 Terceirização:A partir de 1980, diante de um mercado competitivo, as empresas passaram a atuar com foco dirigido tão somente ao negócio.
Todas as outras atividades, consideradas de apoio, foram transferidas paulatinamente para empresas externas, processo esse denominado de terceirização.
Isso resultou em um deslocamento da mão-de-obra das empresas para as chamadas consultorias externas ouempresas de prestadora de serviços.

1.6 Cooperativismo:
Devido ao aumento da classe trabalhadora sem registro em carteira, muitos com os chamados de "contratos de gaveta", e até com vínculo informal, foi constituído um novo setor na absorção da mão-de-obra, o das cooperativas de trabalho.
É uma forma de contratação oficial, através da própria carteira de trabalho, onde o...
tracking img