Trabalho sobre ata ipt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ata
A ata é um documento que registra o que de importante aconteceu, foi dito, proposto ou até mesmo decidido em um grupo de pessoas realizado em um devido encontro. Neste documento é relatado todas as ocorrências feitas em reuniões, tanto nas que ocorrem em uma assembléia, congresso e qualquer outro evento, tendo uma linguagem corrida sem parágrafos e nem rasuras. No caso de um erro ocorrer efor percebido enquanto está sendo escrito, escreve-se a palavra (digo) antes da forma certa, mas caso o erro só for percebido depois do termino do texto, utiliza-se a expressão (em Tempo) seguida da correção. E para se evitar fraudes deve se utilizar a forma por extenso de todos os números e valores escritos no texto, não usando abreviaturas mesmo sendo aquelas facilmente compreensíveis. A atatambém deve ter uma introdução e um fecho que sejam bem padronizados.
Atestado
O atestado é um documento onde confirma ou assegura a verdade a respeito sobre um fato, sendo a favor de uma pessoa, a pedido desta. Este documento é feito por alguém que se responsabilize pelas informações e tenha conhecimento ou autoridade para realizá-lo e deve ser feito em papel timbrado caso for emitido pelorepresentante de uma firma.
Aviso
O aviso é um tipo de correspondência que apresenta muitas formas variáveis, ele pode apresentar uma estrutura muito simples com linguagem concisa e objetiva mostrando a indicação do local, da data e do nome, também com a qualificação e assinatura do responsável. O aviso pode tanto ser colocado em um elevador de condomínio como ser publicado em um veículo de imprensa eaté mesmo em uma empresa como um comunicado. Ele pode tanto ser dirigido para uma única pessoa como para um público, dependendo de seu objetivo.
Carta comercial
A carta comercial é a correspondência, ela é muito importante para os meios de comunicação de uma empresa, por isso deve ser feito da melhor maneira possível, obtendo os preceitos de clareza, exatidão e correção orientando quem aselabora. Um cliente não pode receber uma carta comercial com erros de gramática ou trechos ilegíveis, mas caso isso aconteça o cliente pode depor totalmente contra a qualidade e a eficiência da própria empresa. Na carta comercial foram retiradas muitas expressões desnecessárias já que eram óbvias, pode-se usar um vocativo impessoal e sempre quando for fazer uma carta comercial inicie o texto comobjetividade fazendo referência ao assunto ou motivo da carta, depois de escrita devidamente datada e assinada, deve ser colocada em um envelope para ser enviada. No envelope deve ter o nome completo do destinatário, endereço, CEP e o selo (na parte externa), já no outro lado deve ser colocado os dados do remetente com todos os itens utilizados para o destinatário como nome completo,endereço e CEP.
Acarta comercial é muito usada nas indústrias, comércios, bancos, escritórios de profissionais liberais, empresas prestadoras de serviço e entre pessoas físicas e jurídicas de um modo geral, para se tratar de negócios ou de interesses comuns.
Circular
A circular é toda correspondência feita em várias ou muitas cópias contendo informações, ordens ou instruções dirigidas a diversas pessoas, tendo oformato de um aviso ou carta. Ele é um documento diferente, pois sua principal característica é ser multidirecional, diferente de um aviso ou uma carta simples que é dirigido de maneira unidirecional. Os documentos feitos de forma multidirecional recebem uma denominação costumeira seguida do termo circular. Caso a circular for interno, o local poderá ser omitido, mas deve conter a data e o númerodo documento e o assunto deve ser destacado, mas caso haja mais de um não tem necessidade de destacar todos e no final do documento deve constar a assinatura do responsável.
Comunicado
O comunicado é um tipo de comunicação para muitas pessoas. No caso do comunicado se ele for interno assemelha-se ao mercado e se for externo a um edital, na imprensa são textos veiculados como matéria paga e não...
tracking img