Trabalho plano inclinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA – IESAM

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO





Sandro Gonçalves do Nascimento – turma: P1NA2
Lauro Evangelista do Carmo Neto – turma: P1NAB
Fabrício Silva de Farias – turma: P1NAB









EXPERIMENTO LABORATÓRIO DE FÍSICA: PLANO INCLINADO











BELÉM – PA

2012











EXPERIMENTOLABORATÓRIO DE FÍSICA: PLANO INCLINADO

Nascimento,Sandro 1
Neto,Lauro 2
Farias,Fabrício 3




RESUMO

O presente trabalho visa estudar o comportamento de um corpo em equilíbrio em um plano inclinado, para isso teremos como fundamento as 3º leis de Newton, com a utilização do equipamento (Kersting II) montado em laboratório e a utilização de um dinamômetro, iremos obter os dadosnecessários para demonstra a condição para que um corpo se encontre em equilíbrio estático.




Palavras - chave: Plano Inclinado; leis de Newton; equilíbrio estático.























1 Aluno do 1º ano do Curso de Engenharia de Controle de Automação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Belém – Pa. Telefone: (91)32737226.
Email:smigou.sandro@hotmail.com
2 Aluno do 1º ano do Curso de Engenharia de Controle de Automação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Belém – Pa.
3 Aluno do 1º ano do Curso de Engenharia de Controle de Automação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Belém – Pa.
Nascimento,Sandro;Neto,Lauro;Farias,Fabrício


PHYSICS LAB EXPERIMENT: INCLINED PLANE





ABSTRACTThe present work aims to study the behavior of a body in equilibrium on an inclined plane, to do this we must support the 3 laws of Newton, with the use of the equipment (Kersting II) mounted in the laboratory and using a dynamometer, we will obtain the necessary data for the condition for which a shows body is in static equilibrium.


Keywords: Inclined Plane; Newton's laws; staticequilibrium.



1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo o estudo de um corpo no plano inclinado, o plano inclinado é um excelente exemplo para aplicação das Leis de Newton. Ele é utilizado, desde a antiguidade, para obtenção de vantagem mecânica, ou seja, para transportar objetos pesados para locais mais altos (como no caso de construções). Neste roteiro, o plano inclinadocom objeto estático será explorado para estudar forças de contato, a maneira como elas atuam e se equilibram no sistema.
Um objeto tendo um peso P em um plano inclinado o qual tem um ângulo α de inclinação, exerce uma força Py contra o plano inclinado e uma força Px para baixo do plano. As forças Px e Py são vetores componentes para a força P. O ângulo θ formado pela força Py contra o planoinclinado e o peso P é igual ao ângulo de inclinação α. Desde que θ=α, Px = P sen(θ) e Py = P cos(θ). A força mínima necessária para manter um objeto em equilíbrio no plano inclinado tem a mesma magnitude de Fx mas esta em direção oposta.
Fazendo aplicação das leis de Newton, temos que para um corpo esta em equilíbrio, a resultante das forças que agem sobre este deve se nula, portanto temos:Py+N= 0 e Px + Tx=0, onde N e a força Normal e Tx é a tração da corda sobre o carrinho.


P = mg (1)
Px = P senθ (2)
Py = P cosθ (3)
|N|=|Py|= P cosθ (4)
|Tx|=|Px|=P senθ (5)




Experimento Laboratório De Física: Queda Livre
2. OBJETIVOS GERAIS


Estudar o equilíbrio de um corpo em um plano inclinado sob a ação de forças. Entender osconceitos básicos de operação de um plano inclinado. Testar experimentalmente a lei física que determina a condição de equilíbrio em um plano inclinado.


2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


➢ Com o auxilio do dinamômetro, encontrar as forças de tração na corda do carro com rolete para 3 inclinações do plano;
➢ Calcular as componentes de força P, Px, Py e N, mostrando suas equações de...
tracking img