Gerenciamento de estacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP FACULDADES



















SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ESTACIONAMENTO





São José dos Campos
SETEMBRO / 2012





SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ESTACIONAMENTO

ANA CLÁUDIA CAMPOS LOBO
FELIPE KAWASHIMA
JORGE AUGUSTO DOS SANTOS SILVA
KAYÃ STEWART MOURA










Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina ProjetoIntegrador, como requisito parcial para elaboração de uma proposta de um projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Engenharia.



São José dos Campos
SETEMBRO / 2012



SUMÁRIO



1-INTRODUÇÃO 4
2- OBJETIVOS 5
3- JUSTIFICATIVA 6
4- REVISÃO TEÓRICA 7
5- METODOLOGIA 8
6- CRONOGRAMA 9
7-BIBLIOGRAFIA 10
8- ANEXOS 11










1-INTRODUÇÃOEste projeto apresenta uma solução possível para amenizar a dificuldade em encontrar vagas disponíveis em um estacionamento por meio da automatização do gerenciamento de um estacionamento.








2- OBJETIVOS


Este projeto tem por objetivo propor a eficiência da automação das vagas de um estacionamento de veículos.

3- JUSTIFICATIVACom o aumento constante da quantidade de veículos em circulação dentro das grandes cidades como resultado da ineficiência do sistema de transporte público e as facilidades oferecidas na aquisição de um automóvel é possível observar a qualidade do trânsito se agravando e a escassez de vagas nos estabelecimentos prejudicando ainda mais a circulação de veículos e a qualidade de vida da sociedade.
Ummelhor gerenciamento das vagas de um estacionamento associado às tecnologias de automação possibilitaria a otimização do tempo facilitando o condutor localizar uma vaga disponível mais próxima reduzindo o tráfego de veículos dentro de um estabelecimento agindo de maneira indireta na redução do tráfego externo nas vias de circulação públicas próximas.
Técnicas de gerenciamento de estoque elogística já estão presentes em várias indústrias e estabelecimentos comerciais mostrando-se mais eficientes quando associados a sistemas automatizados.

4- REVISÃO TEÓRICA

A implementação de um sistema de automação para o gerenciamento de estacionamento seria uma possivel solução para o aumento da demanda de automóveis/congestionamentos em grandes cidades, conforme as pesquisasrealizadas por Jihad Salame e Adriano Viegas (11/2011), “a facilidade de compra de automóveis pela maior parte da população, as cidades começaram a apresentar grande acúmulo de veículos em suas ruas e avenidas, causando diversos congestionamentos”; “congestionando assim os pontos de entrada e saída do shopping e agravando ainda mais a circulação dos automóveis nas ruas próximas”.

Outras pesquisas nosmostram que diversas são as tecnologias possíveis para a elaboração deste sistema, uma das tecnologias é a ZigBee segundo Cintia Yoshimura (31/01/2007) “O projeto batizado de Sistema de Gerenciamento de Estacionamento, se baseia na tecnologia ZigBee, de transmissão de dados. A tecnologia, que opera na frequência de 2,4 GHz foi escolhida pelo alcance - nos testes, funcionou bem em um raio de até 90metros - e pelo baixo consumo de bateria.”; "Embora esteja muito na moda, o RFID - transmissão por radiofrequência - tem um alcance de 15 metros, o que não seria suficiente para um grande estacionamento", compara Yoshimura.

No entanto a tecnologia ZigBee não seria totalmente viável em um sistema de implementação de um estacionamento já existente, talvez em um estacionamento criado diretamentepara usa-lo, segundo o trabalho realizado por CintiaYoshimura (31/01/2007), esta tecnologia ainda é inviável “Por causa da baixa potencia do ZigBee, ainda há problemas de precisão de informações na localização dos veículos. E uma das soluções demandaria mudanças na estrutura do estacionamento, o que também reduz a viabilidade comercial do projeto”.

Outra tecnologia, também estudada é a...
tracking img