Trabalho na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fórum Nacional reúne 600 idosos em Manaus
Mais de 300 idosos de várias cidades brasileiras estão em Manaus para discutir o futuro da Terceira Idade no 12º Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, promovido pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UEA).
31/10/2011
XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira IdadeDiante do crescente número da população idosa no país, que corresponde a aproximadamente 18.438 milhões, ou seja, 9,7% da população adulta brasileira, segundo o IBGE, aumentam as necessidades e as preocupações com os debates sobre temas relacionados a esse segmento
26/10/2011
UnATI/UEA recebe XII Fórum Nacional de Coord. Projetos de Terceira Idade
PRORROGADO até 30/06/11 inscrição deTRABALHOS - XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, que se realizará de 29 de Outubro à 01 de Novembro de 2011.
25/05/2011

Terceira Idade mostra que tecnologia não é exclusividade da juventude

Ana Carolina Rocha e Carla Saemi, repórteres iG em SãoPaulo - Ultimosegundo - 26/Fev/2002

O doutor Antonio Varela, 82, e sua esposa Maria Silvia, 78, navegando pela Internet:

"A gente tem que de atualizar em tudo. Quando eu era criança, o telefone era à manivela e hoje em dia eu carrego esse celular comigo (se referindo a um minúsculo aparelho que carrega no bolso da camisa)", conta o médico doutor Antonio Varela Junqueira de Almeida, 82, queacessa a Internet há, pelo menos, quatro anos.

O computador apareceu em sua rotina quando uma filha que mora no Rio de Janeiro deixou um PC em sua casa para facilitar a comunicação entre eles e para trabalhar, quando estivesse em São Paulo. Os netos foram responsáveis pelas aulas de informática e, atualmente, doutor Varela utiliza a máquina com tamanha desenvoltura que considera até mesmo oe-mail um canal de comunicação obsoleto.

"Converso com o meu neto e a esposa dele que vivem em Chicago, nos EUA, por meio desses serviços de Instant Messages (programa de mensagens instantâneas). Não preciso enviar e-mail a ele. Para mandar uma carta eu preciso postar, ir até o correio, saber se a quantidade de selo é suficiente Quando meu neto está conectado ao PC, recebo uma mensagem e possoconversar na mesma hora", diz. Além da comunicação com a família, doutor Varela e sua esposa Maria Silvia Junqueira de Almeida, 78, navegam por sites de notícias e museus, entre outros.

"Quando o computador chegou aqui, fiquei tão ansiosa que tive insônia durante a noite e decidi dar uma olhada na Internet. A primeira coisa que me deparei foi com um site sobre a Amazônia. Eles pediam para osinternautas enviar um e-mail e eu mandei. Recebi a resposta e fiquei encantada", conta Maria Silvia que, assim como o doutor Varela, é "viciada" no jogo de cartas FreeCell. Mas o computador não serve apenas para o entretenimento na casa do doutor Varela, que exerce a medicina desde 1944. A rede mundial de computadores também é utilizada em suas pesquisas. "Há algum tempo, tive de desenvolver um trabalhoe consultei uma bibliografia que havia sido atualizada naquele dia. Não poderia encontrar conteúdo mais atual que essa em lugar nenhum", comenta.

As novas tecnologias são ferramentas de trabalhos também para o contador, economista, administrador de empresas e advogado Arnaldo Bilton, 80. Há um ano ele começou a ter aulas de informática uma vez por semana e, hoje em dia, utiliza o computador naelaboração dos gráficos e estatísticos que faz em seu serviço de assessoria contábil. "Usar máquina de escrever e calculadora não dá mais".

Capacidade Total

Imaginar uma pessoa da terceira idade (acima de 65 anos) utilizando tecnologias pode ser estranho para alguns, mas os casos mencionados não são aberrações. De acordo com levantamento de janeiro de 2002 do Ibope eRatings, 1,5% dos 6,3...
tracking img