Trabalho mcdonald's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA EM DESIGN

2º Ano – 1º Semestre – Turma A2

Marketing e Empresa




Plano de Marketing




McDonald’s™



João Ferreira
Nº 2009/0058


Janeiro, 2011
Índice

1. Análise Situacional
1.1 A Empresa ou Produto – breve apresentação
1.2 Processo de decisão de compra
1.3 Situação concorrencial (principais concorrentes / caracterização)
1.4 Situação doMacro-Ambiente

2. Estratégia de Marketing
2.1 O (s) Mercado (s) -Alvo da empresa ou produto – Caracterização e quantificação.
2.2 O Posicionamento da empresa ou produto
2.3 Estrutura de oferta – principais características do Marketing Mix

3. Análise SWOT
3.1 Análise das oportunidades e ameaças
3.2 Análise das forças e fraquezas
3.3 Recomendações Estratégicas

4. Identidade Visual4.1 Logótipo e universo estético
4.2 Principais aplicações

5. Bibliografia











1. Análise Situacional

Em Abril de 1955, nos Estados Unidos da América em Illinois, é fundada a cadeia alimentar “McDonald’s”. Em 1963 dá-se a primeira aparição televisiva do Ronald McDonald. Em 1968 nasce o Big Mac, e 1971 abre o seu 1º restaurante na Holanda, o 1º da Europa. O primeiroMcDonald’s™ “drive-in” foi criado em 1975, para servir os soldados de uma base militar em Sierra Vista, Arizona, que estavam proibidos de sair dos seus veículos quando estavam fardados. Em 1979 introduziu o Happy Meal. Já em 1991 abre o 1º McDonald’s em Portugal, a 23 de Maio no Cascaishopping e em 1992 o 1º McDrive e McCafé, em Setúbal. Em 1998 o restaurante McDonald’s na EXPO era na altura, omaior da Europa. Em 2003 teve um novo posicionamento mundial da marca I’m lovin’it.
Foi patrocinador oficial do Euro 2004 e em 2005 comemorou 50 anos de marca e fez o lançamento da Sopíssima em todos os restaurantes McDonald´s por todo o país.
A McDonald’s com os seus famosos “Arcos Dourados”, é mais que uma cadeia internacional de restaurantes, é também um símbolo da globalização, da“americanização” e da “McDonaldização”, cuja actividade é conhecida como fast food. Esta é considerada uma das maiores redes de fast food no mundo, e está associada a uma série de significados e práticas sociais, que pode levar-nos a um mundo de fantasia e divertimento, que é expresso nos sorrisos dos funcionários, na mascote Ronald McDonald, nas cores bem vivas e típicas da companhia (amarelo e vermelho), noambiente que é possível encontrar nos restaurantes e em diversas actividades destinadas ao seu público-alvo (as crianças e as famílias), tais como as festas de anos e as próprias promoções relacionadas com o Happy Meal.
É verdade que a McDonald’s está espalhada um pouco por todo o mundo, sendo responsável pela introdução de um tipo de alimentação homogénea e padronizada em várias partes doplaneta. No entanto, o impacto da sua implantação depende do país em questão. Não podemos generalizar as consequências da introdução da McDonald’s, pois estaríamos a correr o risco de considerar o próprio mundo e os consumidores como estandardizados.
A marca McDonald’s™ Portugal, realizou mais de 216 milhões de vendas líquidas em 2007 incluindo mais de 48 franquiados.

1.2 Processo de decisão decompra

A rede de franquia McDonald’s™ é, em qualquer parte do mundo, vista como um caso de sucesso.
Este sucesso advém sobretudo das pessoas que todos os dias constroem a experienciam McDonald’s™ e que se dedicam aos seus restaurantes com todo o empenho. A McDonald’s™ é vista pelos seus franquiados como um desafio deveras aliciante.

Em termos de parceria, a McDonald’s™ propõe-se oferecer:
Uma grande notoriedade, visto que a marca é uma das 5 marcas mais conhecidas do mundo;
 50 anos de know-how e experiencia ao serviço do cliente, bem como uma formação permanente para a evolução deste saber - fazer.
 Uma rede e uma organização respeitadas pela sua eficácia;
 Fornecedores seleccionados de forma rigorosa;
 Um domínio total do produto, desde a logistica até às normas e...
tracking img