Trabalho marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

O MARKETING COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

SÃO PAULO
2010
UNIVERSIDADE PAULISTA

O MARKETING COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

PROJETO PIM V – O presente trabalho irá demonstrar como o marketing auxilia o Grupo Pão de Açúcar a conquistar e manter novos clientes e, como consequência, aumentar suaparticipação de mercado e fortalecimento da marca.
Orientador: Profª

SÃO PAULO
2010
DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

RESUMO

O Grupo Pão de Açúcar será estudado neste trabalho, dissertando-se sobre as técnicas de marketing que contribuem para que a empresa tenha uma das marcas mais valiosas do país bem como tenha elevado número de consumidores satisfeitos.O comportamento do consumidor é extensivamente utilizado pela empresa, descobrindo-se assim a melhor forma de atendê-los e consequentemente, satisfazê-los.

O marketing esportivo e o social serão extensivamente abordados, como poderosas ferramentas para fortalecimento da marca e criar identidade com seus clientes.

A empresa patrocina diversas atividades esportivas e realiza ações sociais eprojetos de sustentabilidade, contribuindo não só para um mundo melhor mas também como para o fortalecimento da marca e valorização da sua imagem.

ABSTRACT

Grupo Pao de Acucar is studied in this work. The use of marketing tools makes the company one of the most valuable brands in the country and a high number of satisfied customers.

Consumer behavior is extensively used by the company,thus discovering how best to serve them and thus satisfy them. Sports marketing and the social will be extensively covered as powerful tools for creating and strengthening the brand identity with your customers.

The company sponsors various sports activities and carries out its social and sustainability projects, contributing not only to a better world but also for strengthening andenhancement of its brand image.

Palavras-chave: TI, Cobit, ITIL, PMBOK, Governança de TI, SOX, Métricas, KPI, incidentes, processos, projetos.

1 – Introdução

O Pão de Açúcar, rede de supermercados pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, com 60 anos no varejo brasileiro, posiciona-se como um supermercado de vizinhança, forte em serviços e com alto padrão de modernidade nas lojas. A rede tem localizaçãoem bairros de classes mais altas de São Paulo, com lojas de tamanho pequeno, médio e grande.

Este trabalho focará duas especializações do marketing: esportivo e social, como ferramentas para o fortalecimento da imagem e marca da empresa.

Além disso será abordado o importante papel do relacionamento do consumidor e como a empresa tira proveito disso em busca da eficiência organizacional etambém o papel da matemática financeira como ferramenta estratégica dos gestores do Grupo Pão de Açúcar.

2 - O Marketing Esportivo
2.1 – A Marca e o marketing esportivo

Acreditava-se que o objetivo da marca era associar um produto ao seu fabricante, ou seja, identificar proveniência para que os consumidores depositassem um grau de satisfação adequado.

Porém, gradualmente, esta idéia foisendo modificada e hoje ela tem um papel diferente: diferenciar um produto da concorrência, dando-lhe identidade própria.

A AMA (American Marketing Association) define marca como “um nome, um símbolo, uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor e diferenciá-lo da concorrência.”

Isso tem como efeito a facilitação da consolidação da imagem doproduto junto ao consumidor.

A força da marca pode representar a satisfação do consumidor em relação a um produto específico frente a outros produtos concorrentes.

Segundo Semenik e Bamossy, “quanto mais favoráveis e mais fortes forem às associações positivas, tanto maior será o potencial de vendas do produto” e, conseqüentemente, maior será o potencial de crescimento do valor de uma marca....
tracking img