Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GILENO VASCONCELOS GAMA JUNIOR

ATIVIDADE PORTFOLIO

Vitoria da conquista
2011
gileno vasconcelos gama junior

atividade portifolio

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Analise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para o 3º Semestre – PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - individual.

Profs. Marcio Chiaveli
Merris Mozer
Roberto NishimuraSimone Tanaka

Vitoria da Conquista

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................... 4

LISTAS LINEAREA FIFO, FILO............................................................... 5

PILHAS - FILO........................................................................................... 7

PROPRIEDADES ACID............................................................................ 9

CONCLUSÃO........................................................................................... 13

REFERÊNCIAS.......................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Uma estrutura de dado armazena dados na memória do computador a fim de permitir o acessoeficiente dos mesmos. A maioria das estruturas de dados considera a memória primária (a chamada RAM) como pilhas, filas, árvores binárias de busca, árvores AVL e árvores rubro-negras. Outras são especialmente projetadas e adequadas para serem armazenadas em memórias secundárias como o disco rígido, e.g. B-árvore.
Uma estrutura de dado bem projetada permite a manipulação eficiente, em tempoe em espaço, dos dados armazenados através de operações específicas. Um conceito relacionado com a estrutura de dado é o tipo abstrato de dados, que veremos em breve.

LISTAS LINEAREA FIFO, FILO

Lista linear é a estrutura que permite representar um conjunto de dados afins de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos.

Uma estrutura de dados é do tipolinear quando existe uma relação de ordem entre os seus elementos, isto é, quando nos podemos referir ao 1º elemento, ao 2º elemento, etc. Um array é um exemplo de uma estrutura linear, onde o índice reflecte a ordem do elemento.

Numa estrutura não linear, os elementos não mantêm este tipo de ordem entre si, existindo outro tipo de relações, por exemplo uma relação hierárquica.

Umarray é uma coleção de elementos todos do mesmo tipo que são directamente acedidos através de um índice inteiro.

Um array estático contem um número fixo de elementos e é alocado durante o tempo de compilação. Um array dinâmico é criado usando técnicas de alocação e gestão dinâmica de memória e pode ser redimensionado.

Esta estrutura pode ser usada para guardar uma lista de elementos.No caso de uma lista sequencial, um array permite uma eficiente adição de elementos no fim da lista, é no entanto menos eficiente quando se retira um elemento, dado que a maioria das vezes temos necessidade de deslocar os elementos. Esta necessidade de deslocação também se verifica se o array guarda uma lista ordenada e pretendermos inserir novos elementos.

Uma lista linear é um conjuntode n elementos (de informações) x1, x2, ..., xn, cuja propriedade estrutural envolve as posições relativas de seus elementos. Supondo n > 0, temos:

- x1 é o primeiro elemento
- para 1 < k < n, xk é precedido por xk−1 e seguido por xk+1
- xn é o último elemento.
A maneira de implementar listas lineares depende da classe de operações mais frequentes. Não existe, em geral, uma única...
tracking img