Imunulogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
IMUNOLOGIA E VIROLOGIA CLÍNICAS

AULA PRÁTICA 2

REAÇÃO DE AGLUTINAÇÃO - PCR

MANAUS
2010/01

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
IMUNOLOGIA E VIROLOGIA CLÍNICAS

||
|Relatório solicitado pela Profª Ana Karla Lima da disciplina de Imunologia e |
|Virologia Clínicas das referidas alunas: |
|Jéssica Honorato |
|Sandra Aparecida Aleixo |

MANAUS
2010/01
SUMÁRIO1. FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA 1
2. INTRODUÇÃO 1
3. MATERIAIS E REAGENTES 4
4. METODOLOGIA – AGLUTINAÇÃO DIRETA 5
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
6. METODOLOGIA – AGLUTINAÇÃO INDIRETA 7
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
8. CONCLUSÃO 9
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

FUNDAMENTO DO MÉTODO
     A reação de aglutinação caracteriza-se pela formação de agregados visíveis como resultado dainteração de anticorpos específicos e partículas insolúveis que contêm determinantes antigênicos em sua superfície.
INTRODUÇÃO
     A aglutinação pode ocorrer tanto com partículas que apresentam determinantes antigênicos naturais em sua superfície (hemácias, bactérias, protozoários, etc.) como com partículas inertes (partículas de látex, poliestireno, bentonita, etc.), ou mesmo com célulasantigenicamente não relacionadas  (hemácias, bactérias) às quais se adsorvem ou se fixam antígenos solúveis. No primeiro caso, a reação é dita aglutinação direta, e no segundo, aglutinação indireta ou passiva.
     As reações de aglutinação são muito empregadas para o diagnóstico laboratorial de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos, doenças auto-imunes, na detecção de hormônios, natipagem de grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh, etc.
     Os testes de aglutinação podem ser realizados em tubos ou placas. Se o soro possuir um elevado título de anticorpos aglutinantes, pode-se observar o fenômeno de pró-zona, obtendo-se falsos resultados negativos. Esse efeito é eliminado empregando-se  diluições seriadas do soro.
A dois tipos de aglutinação são eles: aglutinação diretae indireta:
    

Teste de Aglutinação Direta
     Na reação de aglutinação direta utilizam-se partículas antigênicas insolúveis em sua forma íntegra ou fragmentada. Hemácias, bactérias, fungos, protozoários podem ser aglutinados diretamente por anticorpo. Os testes para detectar anticorpos específicos são realizados empregando-se diluições em série do anticorpo, frente a uma quantidadeconstante de antígeno. Após um período de incubação, a aglutinação se completa e o resultado é geralmente expresso  como o título do anti-soro, isto é, a máxima diluição em que ocorre a aglutinação.
Este procedimento é utilizado para determinar o grupo sanguíneo ABO e também pode ser utilizado para o grupo Rh, mas deve-se levar em consideração que somente 75% dos indivíduos Rh positivos (D positivos)podem ser tipados desta forma, já que existem os D “fracos” que necessitam ser testados pela forma de aglutinação indireta (Coombs indireto). Para a tipagem utiliza-se anticorpos (aglutininas) anti-A ou anti-B e anti-D que se ligarão nos determinantes antigênicos A, B e D respectivamente presentes nas hemácias (aglutinogênios). Estes aglutinogênios estão presentes num grande número de cópias nasuperfície das hemácias levando as células a se ligarem cruzadamente entre si quando da ligação do anticorpo específico. Estas ligações cruzadas ocorrem pela interação das células pela ligação simultânea de uma mesma molécula de anticorpo em células diferentes, já que cada molécula de Ig possui pelo menos dois sítios de ligação ao antígeno.
   Teste de Aglutinação Passiva ou indireta
     Para...
tracking img