A informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMÁTICA – CIÊNCIA OU FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NA BUSCA DE CONHECIMENTOS?
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA

Carlete Pereira
Edimayra Kardiele Lima Feitosa
Railton da Conceição
Simone da Silva Castro

RESUMO
Este artigo se baseia na formação do profissional de informática em educação no município de Coroatá-MA, visando pesquisar como se dá aformação dos mesmos, quais as dificuldades encontradas pelos que já aderiram uma formação na área de informática e os que estão aderindo e se o município dispõe de algum projeto para que futuramente possa disponibilizar cursos de formação na área.

PALAVRAS-CHAVE
Informática, Formação profissional e Educação

1 INTRODUÇÃO
O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendoe mudando de foco. Devido essa mudança, o profissional precisa está sempre se aperfeiçoando, em busca de novos conhecimentos.
A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento.
Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática é interdisciplinar, ouseja, abrange vários setores, várias disciplinas, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas. Na maioria das vezes, ter um diploma de curso superior ou até mesmo uma pós-graduação não significa que se tem o conhecimento completo da área em que se forma. Ao contrário, uma pessoa que se mantém atualizada quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, possui igual ou maiorconhecimento do que um profissional com vários anos de formação.
Nesse sentido o profissional de informática assim como de outras áreas, precisam estar atentos às atualidades que vem ocorrendo no século XXI. Pois vivemos a Era Digital ou Era da Tecnologia da Informação, que responde por oportunidades de trabalho, desenvolvimento de carreiras e novas formas de negócios.
A formação de profissionalem informática em educação é uma preocupação de todos os grupos que atuam nesta área. Embora com objetivos diferentes, cada grupo tem o seu curso: alguns procuram formar pessoal para desenvolver atividades de pesquisas, outros para a prestação de serviço em sal de aula, e outros, simplesmente para informar pessoas interessadas na área.
2 O Ser humano e a Tecnologia
Segundo FRÓES: “A tecnologiasempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos oranos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. Osimples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente.”.
BORBA (2001) vai um pouco mais além,
quando coloca‘seres-humanos-com-mídias” dizendo que” os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas. (p.46).
3 Informática e Aprendizagem
Segundo JONASSEN D. (1996) a aprendizagem é classificada em:
* Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento,...
tracking img