Redese de alta velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Salvador

Pós-Graduação em Redes de Computadores e Telecomunicações

Antonio Jorge Miranda Duplat Junior

David Santana e Silva Barreto

Fábio Roberto Ramos dos Santos

xDSL: Digital Subscriber Line

SALVADOR

2010

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os aspectos da tecnologia de transmissão de dados xDSL, muito utilizado pelas operadoras detelefonia fixa (STFC) para prestar o Serviço de Comunicação Multimidia - SCM, mostrando os principais tipos de modulação utilizadas em cada uma de suas variações e apresentando as características de cada uma destas variações.
Palavras chave: xDSL, Banda Larga.

Abstract

This article aims to present aspects of technology xDSL – Digital Subscriber Line data transmission, often used bytelecoms operators (PSTN) to provide the Multimedia Comunications Service – SCM, showing the main types of modulation used in each of its variations and presenting the characteristics of each of these variations.
Keywords: xDSL, Broadband

Introdução

O aumento da procura de serviços que exigem maiores taxas de transmissão de dados, somado a necessidade de se maximizar a relação entre osbenefícios que a tecnologia trás e o custo associado, são requisitos que a tecnologia xDSL pretende atender.
O x em xDSL é uma variável que muda dependendo da velocidade e da aplicação da tecnologia xDSL. As tecnologias DSL (ou ainda xDSL) fornecem um meio de transmissão digital de dados a partir da rede de telefonia existente formada por um par de fios metálicos, cuja largura de banda vai de 300Hza 3.400Hz. Apesar de utilizar a mesma infra-estrutura de transmissão de voz, aplica técnicas digitais de processamento de sinais que resultam em otimização da largura de banda do canal, coexistindo sem interferências com a faixa de voz, permitindo taxas de transmissão que variam de 128 kbps a 52 Mbps. [1] [2]
Os componentes de uma rede xDSL são o DSL Modem do lado do cliente e o DSL Access Mux(DSLAM) do lado do operador de telecomunicações, conforme pode ser visualizado na Figura 1. [4] Neste trabalho iremos abordar as tecnologias mais utilizadas, como HDSL, SDSL, RADSL, IDSL, VDSL e SHDSL.
[pic]
Figura 1 – Arquitetura do xDSL

Modulações

Antes de apresentar as variações da tecnologia xDSL, serão apresentadas as principais técnicas de modulação empregadas. Para que o sinalde voz e dados não interferirem mutuamente, uma vez que irão compartilhar o mesmo meio físico, será necessário utilizar uma banda de freqüência diferente da utilizada para transmissão de voz, que está limitada entre 300Hz e 3.400 Hz. Isso significa que as freqüências superiores podem ser utilizadas para transmissão de dados, com o cuidado de se utilizar filtros passa-baixas na recepção de voz efiltros passa-alta para recepção de dados no receptor/transmissor do assinante.

6 QAM (Quadrature Amplitude Modulation)

Nesta forma de modulação, os símbolos são mapeados em um diagrama de fase e quadratura, sendo que cada símbolo apresenta uma distância específica da origem do diagrama que representa a sua amplitude. Isto significa que as informações são inseridas nos parâmetros deamplitude e quadratura da onda portadora.
No caso do 16 QAM, a constelação apresenta 16 símbolos, sendo 4 em cada quadrante do diagrama, o que significa que cada símbolo representa 4 bits. Podemos ter também, por exemplo, o modo 64 QAM, cuja constelação apresenta 64 símbolos, cada um deles representando 6 bits. A figura 3 mostra as constelações geradas pelos modos QAM mencionados acima:
[pic][pic]Figura 2 – Forma de onda da modulação QAM

[pic]
Figura 3 – Constelações da modulação QAM
Pode-se notar que no modo 16 QAM alcança-se uma taxa de transmissão menor do que no modo 64 QAM, uma vez que cada símbolo transporta um número menor de bits. No entanto, no modo 16 QAM, a distância entre os símbolos é maior do que no caso do modo 64 QAM. Isto permite que o modo 16 QAM possibilite...
tracking img