Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO








ALINE XAVIER DE SOUSA
CARLA CRISTINA CUSTÓDIO SILVA
EDILANE GENEROSO NASCIMENTO
GLEICE JONES DE JESUS RODRIGUES DOS SANTOS
LETÍCIA GOMES ARÊDES
MARIA APARECIDA DOS SANTOS PAIVA
THAIS APARECIDA DOSSANTOS








TRABALHO INTERDISCIPLINAR
GESTÃO SISTÊMICA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA
– SALA 214 –
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO








BELO HORIZONTE
JUNHO / 2012


Aline Xavier de Sousa
Carla Cristina Custódio Silva
Edilane Generoso Nascimento
Gleice Jones de Jesus Rodrigues dos Santos
Letícia GomesArêdes
Maria Aparecida dos Santos Paiva
Thais Aparecida dos Santos







TRABALHO INTERDISCIPLINAR
GESTÃO SISTÊMICA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA
– SALA 214 –
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

















BELO HORIZONTE
JUNHO / 2012


RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal identificar discutir aimportância da gestão sistêmica nas micros e pequenas empresas. Os diversos conceitos encontrados na literatura sobre gestão sistêmica convergem para ações que integram o processo de sistematização e de mobilização dos colaboradores visando o comprometimento destes com os objetivos das organizações. Já a prática da gestão sistêmica envolve a gestão de pessoas e a harmonia sistêmica das organizações.Dessa forma, o presente trabalho objetivou identificar e analisar como é realizada a gestão sistêmica dentro do Supermercado ETA a partir dos princípios da administração moderna. Os métodos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com o Carlos Antonio Gomes, gestor da empresa diretamente ligado à administração da empresa e com os gerentes Kelinton, Wilton e a assistente administrativa Kêniacolaboradores que exercem função administrativa. Este método proporcionou a ampliação do conhecimento sobre as práticas da gestão sistêmica do Supermercado ETA a partir dos princípios da gestão sistêmica investigados através do estudo teórico. Também foi possível averiguar sobre as ferramentas de comunicação utilizadas pela empresa e concluir que há um longo caminho a ser percorrido pelas micro epequenas empresas no sentido de adotar e praticar a gestão sistêmica.
Palavras-Chave: gestão sistêmica, micro e pequenas empresas, administração moderna, gestão de pessoas, comunicação.








1. INTRODUÇÃO
A história das micro e pequenas empresas se relacionam diretamente com o empreendedorismo, pois o gerenciamento desses negócios requer formação profissional para o bom desenvolvimentoda empresa e hoje, mais do que nunca, em função da globalização, enfrenta grandes desafios.
Nesse contexto, a gestão sistêmica que nos é apresentada por Chiavenato (2000), como sendo a integração de todas as áreas de uma empresa desde a gerência até o chão de fábrica precisa ser entendida pelos gestores das organizações e se torna uma competência básica para os administradores.
Vale lembrar quea maioria das micros e pequenas empresas são administradas por seus próprios donos que muitas vezes não possuem conhecimentos técnicos em administração e recursos humanos e que é fundamental ter conhecimento e domínio das novas práticas gerenciais para se ter uma visão de crescimento significativo, já que imprevistos e problemas acontecem no dia a dia das empresas e precisam ser solucionadosrapidamente.
No âmbito das micros e pequenas empresas, as ações de gerenciamento estão ligadas a gestão sistêmica, que proporciona estratégias para que esse negócio tenha um bom funcionamento e se enquadre nos critérios exigidos pelo mercado.
Partindo desse princípio analisaremos o Supermercado ETA que foi adotado como estudo de caso e como foco de pesquisa e investigação administrativa.
2....
tracking img