Cineclube

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A AUTO FORMAÇÂO DOS INVISÍVEIS
Sabendo que, ao interrogar a si próprio e as fontes pessoais, podemos produzir conhecimento. Podemos reconhecer que ao realizar o percurso do processo de formaçãohumana, forma não linear, percebemos que hoje a relevância dos contextos formais e não formais, são determinantes, a própria formação dos indivíduos.
Pensando em uma Formação que previlegia aemancipação e a liberdade, deparamo-nos com a Bildung. Este, é um conceito universal de humanidade. Ela desejava, portanto, a ascensão a uma universalidade, de forma que o homem fosse capaz de sair do seuparticularismo rumo ao universal, à humanidade, ficarmos aberto ao outro.
A Bildung passou por processos de modificações ao longo de 200 anos, devido à diversos episódios filosóficos, científicos,sócio-culturais e políticos, as várias interpretações do conceito e as muitas teorias as quais ela pode ser incluída, torna seu entendimento muitíssimo interessante. Ela pode ser relacionada à educação eformação, o que na Alemanha é nomeada Bildung, aqui no Brasil, podemos chamar de formação.
O processo autoformativo ocorre e se propaga a medida que cresce a consciência de que somos sujeitos daprópria formação e que é assumida, como projeto, a produção de uma forma própria e sempre inacabada, anexando universalmente, variados elementos e múltiplos fragmentos.
Refletindo sobre os modelosformativos dominantes na Educação formal e através da experiência pessoal, na observação em cineclubismo da Baixada Fluminense, fui conduzida a evidenciar as potencialidades desse processo autoformativo.Podemos nos tornar verdadeiras “máquinas de guerra”, como formação humana, se realmente almejarmos. É como uma potência, conectada a um fazer, que se movimenta e abala os modelos impostos. Temos quefugir dos assujeitamentos, podemos nos construir como uma obra de arte como diz Deleuze. Escapar do corriqueiro, através da arte, da criação, da produção. Isso é uma potência de todos nós, cidadãos...
tracking img